Qual o maior vício da humanidade?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Vamos ver agora 10 hábitos que mais tornam as pessoas viciadas, compulsivas e doentes como disse anteriormente:

  • Bebida.
  • Cigarro.
  • Drogas (Maconha, Cocaína)
  • Medicamentos.
  • Tecnologia.
  • Jogo.
  • Sexo.
  • Compras.

A cocaina é vício compensatório neuroquimico (induzido), por isso é mais difícil de parar.

A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida. Em segundo lugar, fica a cocaína em pó: 3,1% já consumiram a substância. Nos 30 dias anteriores à pesquisa, 0,3% dos entrevistados afirmaram ter feito uso da droga.

Dados do programa Recomeço — Uma Vida sem Drogas, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, mostram aumento no consumo de drogas lícitas e ilícitas entre abril de 2020 e julho de 2021 — as mais utilizadas, nessa ordem, foram álcool, cocaína, tabaco, crack e maconha.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Entre as drogas ilícitas mais consumidas pelos jovens, encontram-se a maconha, ecstasy, LSD, cocaína, heroína, crack e inalantes em geral. Em todos os casos, quanto mais são absorvidos, mais nocivos os seus efeitos no organismo.

Contudo, existem também os vícios emocionais. Dessa maneira, pessoas com vícios emocionais estão sempre habituadas a terem sentimentos negativos, como reclamar, se estressar ou ficar triste, por exemplo. Assim como outros tipos de vícios, o indivíduo precisa constantemente experimentar as mesmas emoções.

O MDMA

O MDMA em particular foi associado com o maior aumento da intimidade, enquanto o GHL/GHB foi caracterizado por aumentar mais os desejos sexuais das pessoas.

Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%.

Um estudo foi feito no Reino Unido para identificar qual a droga mais perigosa, e a classificação final mostrou o álcool em primeiro lugar, seguido da heroína e crack.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

Um vício costuma demandar tanto tempo e atenção que começa a gerar prejuízos, pois o vício perpetua um ciclo de euforia e depressão. A euforia e o prazer vem na hora do consumo do seu vício e a depressão na falta dele, fazendo assim com que procure retornar ao estado de prazer.

De acordo com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os estudantes do ensino fundamental e médio do Sul do país são campeões no consumo de drogas.

A Unifesp comparou os dados obtidos com estatísticas internacionais, entre elas as da Organização Mundial da Saúde (OMS), para concluir que o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e seus derivados no mundo. Essa posição é atribuída por Laranjeira ao alto consumo de crack no país.