Qual o maior tubarão vivo hoje?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O tubarão branco “Ironbound” está sendo monitorado pela Ocearch. O maior tubarão do mundo é monitorado desde 3 de outubro de 2019 por pesquisadores da Ocearch, organização sem fins lucrativos que protege os oceanos.

Cientistas concordam que o que provocou a extinção do megalodon há 2,6 milhões de anos foi a escassez de comida. Em outras palavras: os antigos gigantes dos mares morreram de fome. Pesquisadores chegaram a essa conclusão identificando quem eram as suas presas preferidas.

O tubarão-branco é o tubarão mais conhecido e também o mais temido.

Um estudo dos dentes de fósseis desse gigante dos oceanos indica que ele precisava competir por alimentos com outro predador feroz, o grande tubarão-branco. E a batalha pela redução da quantidade de baleias e outras presas pode ter levado o megalodonte à extinção, três milhões de anos atrás.

Tubarão baleia (Rhiniodon typus)
Comum no Norte e Nordeste. Pode medir até 20 metros de comprimento. É o maior tubarão que existe.

Entre as 24 mil espécies avaliadas de peixes, o tubarão-baleia é o vencedor! Apesar de conter o nome “baleia”, ele não é mamífero, nem se parece com essa grandona. O maior peixe do mundo tem um nome científico bem específico: Rhincodon typus.

Tubarões-zebra

Tubarão-zebra: O tubarão-zebra pode não ser o mais rápido ou o mais esperto, mas pode ser um dos mais bonitos. Tubarões-zebra nascem com listras marrons e brancas que lembram o mamífero que originou seu nome. Quando atingem a maturidade, as listras são trocadas por manchas marrons.

Onde o Megalodon viveu
Também são bastante comuns na costa do Marrocos e em partes da Austrália. No Brasil ainda não se tem notícia de nenhum achado do tipo.

Os megalodontes, como é possível perceber, foram grandes predadores, porém, esses gigantescos tubarões não possuíam predadores naturais. Como eles interagiam em diferentes comunidades, sua extinção provavelmente afetou muitos ecossistemas, uma vez que esses animais eram os principais predadores desses ambientes.

O Megalodonte está definitivamente extinto – o tubarão-branco pode ser o culpado. National Geographic, 2019.

Finalmente, hoje, os maiores peixes são tubarões-baleia. Além disso, para rivalizar com megalodon, ao seu tempo, só havia o cachalote pré-histórico.

Usando uma técnica que analisou mais de 42 fósseis de Megalodontes, eles descobriram que esse tubarão gigante deixou de existir há 2,6 milhões de anos atrás. Quando os oceanos da terra passaram por um intenso resfriamento. As águas geladas não eram nem de longe o ambiente ideal para esses tubarões.

Sua cauda era um pouco mais comprida que a do mosassauro, tornando-o mais ágil , o que não evitava ser pego de surpresa, mais seus piores inimigos eram os tubarões, os quais já estavam mais adaptados a vida aquática que os répteis.

O tubarão branco é responsável pela maioria dos ataques, cerca de 42,6 %, enquanto o tubarão tigre por 10,3 %. Conforme a ISAF (2003), de 1820 a 2002, foram registrados 400 ataques de tubarão a mergulhadores em todo o mundo, sendo o maior número de ocorrências na América do Norte e Oceania (figura 3).

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

Com exceção das orcas e seres humanos, não existem predadores naturais para o tubarão-branco. Entretanto, esta espécie encontra-se classificada como vulnerável pela IUCN, devido à sobrepesca exploratória (visando a comercialização de suas nadadeiras, carne e óleo) e o bycatch (i.e. pesca acidental).