Qual o maior tipo de gabinete?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

O gabinete Full Tower corresponde a um gabinete maior e mais alto, com tamanho que varia entre 50 e 55 centímetros de altura. Este tipo de gabinete é ideal para quem precisa de um produto que ofereça maior espaço interno para armazenar peças do computador, fixar fios e colocar acessórios extras.

Full tower: vantagens
O ponto que faz do full tower uma opção interessante é a garantia de bastante espaço interno.

Vamos entender cada um deles agora.

  • ATX. Este padrão foi introduzido pela Intel no mercado de tecnologia em 1995, como sucessor do AT. ...
  • Mini ITX. ...
  • Tower Case. ...
  • Mid-Tower Case. ...
  • Gabinete para Mini ITX.

Gabinete Full Tower: Os gabinetes Full Tower são os maiores e mais expansíveis, projetados para acomodar placas-mãe ATX, E-ATX e algumas vezes XL-ATX.

ATX (Advanced Technology eXtended) – O tamanho padrão e mais comumente produzido para computadores de mesa. Contando com quatro slots de RAM e dois para placas de vídeo, é indicada para quem deseja utilizar duas GPUs. Suas medidas são 30,5 x 24,4 cm.

Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. Qualquer periférico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-mãe por um cabo. Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete. Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm.

Gabinetes horizontais e verticais.

As placas-mãe ATX vêm com cerca de seis slots PCI (geralmente 3x PCI-E x16 e 3x PCI-E x1, mas isso pode variar entre os modelos), enquanto o Micro ATX vem com cerca de três (1x PCI-E x16 e 2x PCI-E x1).

ATX: Esta placa é encontrada na maioria dos PCs convencionais, com 7 slots de expansão. Este gabinete tem as dimensões 20,1 x 43,3 x 49,2 cm e é chamado de Mid Tower; EATX: Esta é a placa-mãe de maior tamanho, apresentando 8 slots de expansão.

Um gabinete de computador, também conhecido como case, caixa, chassis ou carcaça, é o compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador. O gabinete pode ser de 2 modelos, de acordo com a sua posição. Torre, são os que ficam na posição vertical e mesa, os que ficam na horizontal.

Se for a primeira jornada para construir um computador para jogos a melhor escolha será o padrão ATX seguido de perto pelo Micro-ATX. Isso pela maior capacidade de expansão e atualização do padrão ATX além da facilidade no encaixe e remoção dos componentes.

Como o nome indica, a principal diferença em relação ao padrão ATX está nas dimensões: placas-mãe Micro ATX são menores e, portanto, ideais para PCs com gabinete médio ou pequeno.

Os gabinetes Mid Tower (Torre Intermediária) e Full Tower (Torre Completa) são compatíveis com as placas-mãe padrão ATX, ou seja, um dos tamanhos mais populares do mercado entre esses componentes.

É importante saber o tamanho das peças internas que você deseja obter para adquirir o seu gabinete. Afinal, é de extrema relevância que o gabinete garanta o desempenho máximo de todos os elementos do PC, e o tamanho é fundamental para isso, principalmente quando falamos da Placa de Vídeo e da Placa Mãe.

Se não souber olhar, basta observar quantas aberturas tem atrás para a instalação de placas. Se tiver apenas 4 aberturas ele só é compatível com placas mãe de tamanho micro-ATX ou menores. Se tiver 7 ou mais aberturas então suporta placas mãe ATX ou Full-ATX e qualquer outra menor.