Qual o maior tipo de banana?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

A banana-da-terra é a maior dentre as demais bananas, com tamanho de 26 centímetros de comprimento e peso de até 500 gramas. Além disso, 100 gramas da fruta apresenta 122 calorias, o que a torna bastante calórica.

Banana-ouro: A menor e mais doce das variedades da fruta.

O nome é confuso: como pode ser chamada de banana nanica, se ela é maior que a banana maçã? Explicamos: o nome “nanica” se deve ao tamanho da bananeira – ela é de estatura baixa – que produz esta variedade desta fruta originária da Ásia, que se deu muito bem em terras brasileiras.

"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.

Os principais tipos de bananas cultivados e comercializados são: a banana nanica, a banana prata, a banana maçã, a banana-da-terra e a banana-ouro. Destas, a mais popular no Brasil é a banana-nanica (chamada de banana-d'água em alguns lugares) que recebe esse nome devido ao porte reduzida da bananeira que a produz.

Banana ouro é uma fruta híbrida, de nome científico Musa acuminata ou Musa acuminata colla. Ela é resultado do cruzamento de duas espécies selvagens da região biogeográfica da Malásia e da Indochina continental: Musa acuminata e Musa balbisiana.

Além dessas frutas estrangeiras que são muito consumidas do Brasil, o país possui deliciosas frutas nativas como o abacaxi, o cacau, caju, o coco da Bahia, a goiaba, a jabuticaba e o maracujá.

2- Origem da banana
Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.

Em 2017, a produção mundial de banana atingiu aproximadamente 125,3 milhões de toneladas. Os quatro maiores produtores foram: Índia com 30,5 milhões de toneladas, China com 22,8 milhões de toneladas, Indonésia com 7,2 milhões de toneladas, e Brasil com 6,7 milhões de toneladas.

O cacho se apresenta com 10 a 12 pencas, sendo que a primeira chega a ter até 36 bananas, que são bem recurvadas em meia lua, com comprimento chegando a 20 cm. A última penca tem de 6 a 8 bananas, são quase retas e com 8 a 10 cm.

4º lugar: Banana ouro
Pra fechar com chave de ouro (literalmente): essa é a banana com menos miligramas de potássio - cerca de 355 mg. É a menor de todos os tipos nacionais! Suas características mais marcantes são a polpa doce e perfumada e a coloração amarelo-escuro da casca.

A banana nanica ajuda a soltar o intestino, enquanto a prata e a maçã prendem. A banana é uma fruta versátil, nutritiva, fonte de carboidratos, fibras, potássio, vitamina B6 e C e antioxidantes.

Conhecida como banana-d'água, a banana-nanica apresenta 86 gramas, com aproximadamente 79 Kcal. Seu nome é devido ao porte pequeno da bananeira que a produz. Como apresenta ação ligeiramente laxante, não prende o intestino como as demais bananas.

No tamanho: Banana nanica tem esse nome pelo pequeno tamanho da bananeira. Mas a banana tende a ser maior (em média, 110g cada) que a prata (75g cada). No sabor: A banana nanica é um pouco mais doce, sendo mais indicada para adoçar suas receitas ou vitaminas! No formato: Você sabe diferenciar as bananas prata e nanica?

Banana-Ouro: Com tamanho inferior a 10 centímetros, é o menor dos tipos nacionais, mas também o com maior número de calorias, 158 em cada 100 gramas. Encontrada desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, possui uma polpa doce e perfumada.

31 de maio de 2021 às 09:47
Um cacho de Bananas gigante tem dado o que falar no município de Renascença. Isso porque, o fruto da bananeira que foi colhido na propriedade da família Rodecz, além te ter mais de um metro de comprimento, pesou 42 kg.