Qual o maior sono do mundo?

Perguntado por: larruda6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Foi possível perceber mudanças nas habilidades cognitivas, sensoriais e no humor do jovem, que passou a se irritar mais facilmente. Randy dormiu 14 horas seguidas, após o registro do recorde, e, ao longo dos dias, seu padrão de sono voltou ao normal.

O último recorde registrado é do finlândes Toimi Soni, que passou 276 horas sem dormir. A proeza ficou no livro até 1989.

10 horas

Todos sabem que o sono faz bem para o cérebro - e Einstein levou esse conselho mais a sério do que ninguém. Dizem que ele dormia ao menos 10 horas por dia - o brasileiro médio dorme 7h36m.

A hipersonolência pode ser um sintoma de doenças relacionadas ao sono que incluem desde distúrbios respiratórios do sono (apneia obstrutiva do sono) a doenças psiquiátricas (depressão), uso de medicamentos sedativos, doenças neurológicas (narcolepsia, hipersonolência idiopática).

Um adulto com idade entre 18 anos e 64 anos deve dormir entre sete e nove horas por dia para envelhecer com qualidade de vida. É o que mostra estudo feito pela Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos.

Existem diferentes tipos de sono polifásico. Da Vinci, por exemplo, dormia 20 minutos a cada quatro horas, explicam os seus biógrafos. Já Cristiano Ronaldo dorme de cinco a seis ciclos de 90 minutos por dia, todos muito bem cronometrados.

A cidade campeã em horas dormidas é a australiana Melbourne, com a média de 7 horas e 5 minutos de sono por noite.

58 horas

BANGKOK, 15 Feb 2013 (AFP) - Com o tempo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos um casal tailandês bateu o recorde mundial de beijo mais longo, anunciou o organizador deste concurso peculiar do dia de São Valentim.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? Na tarde do dia 16 de junho, no Egito, uma curitibana de 49 anos estava a 70 metros debaixo d'água, sem oxigênio, realizando um sonho de mais de oito anos e batendo o recorde mundial de mergulho em apneia, após ficar 2 minutos e 52 segundos submersa.

160

Sua pontuação é superior a de personalidades como Stephen Hawking e Albert Einstein, ambos com um QI estimado de 160.

195

Responsável por importantes estudos, entre eles a eletricidade, radar, robótica e computação, Tesla tinha um Qi aproximado de 195.

Nikola Tesla sempre manteve uma rotina de trabalho intensa, dormia apenas duas horas por noite e tirava poucos cochilos para se manter atento.

O paciente pode dormir até vinte e quatro horas seguidas.
A hipersonia é um dos principais fatores responsáveis por causar horas excessivas de sono, no entanto, várias outras doenças podem ocasionar em uma vontade de dormir fora do normal.

A pesquisa também identificou que quem dormia antes das 22h teve 24% de chances de desenvolver problemas cardiovasculares. Outro estudo realizado por cientistas chineses mostrou que dormir tarde aumenta as chances de insuficiência cardíaca.

Possíveis causas do sono excessivo
Alguns distúrbios associados a essa condição são: Síndrome de Kleine-Levin, também conhecida como “Síndrome da Bela Adormecida”. Pessoas com essa síndrome podem chegar a dormir de 16 até 22 horas por até 14 dias seguidos.

Cochilos durante o dia podem ser bons para saúde do cérebro, diz estudo. Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

No estudo, feito com mais de 20 mil jovens americanos, os pesquisadores descobriram que, aqueles que dormiam tarde durante a semana e aos finais de semana, acordando atrasados durante a semana, mas não no fim de semana, apresentam um QI maior do que os jovens que dormiam e acordavam mais cedo sempre.

O sono polifásico é um padrão de sono alternativo em que o tempo de sono é dividido em vários cochilos de cerca de 20 minutos ao longo do dia, reduzindo o tempo de descanso para 2 horas por dia, sem causar danos para a saúde.

De acordo com o otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono do Hospital Edmundo Vasconcelos, Fernando Oto Balieiro, esse costume, classificado como padrão polifásico- por ser composto por períodos de sono curtos e distribuídos ao longo do dia, não é aconselhável.