Qual o maior problema da geração alfa?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Quais são os problemas de saúde mental mais comuns nessas crianças?

  • baixa habilidade emocional;
  • dificuldade para lidar com o “não”;
  • maior tendência à intolerância ao fracasso;
  • mais dificuldade de conexão familiar e social;
  • baixa autoestima gerada pela supervalorização da beleza estética;

Considerações finais. Afinal os pais dessa nova geração também consomem – mesmo que de maneira diferente – o meio digital. E, apesar de parecer muitas vezes que existe uma barreira separando pais e filhos, a geração Alpha vê e reconhece neles, papeis de ídolos e exemplos a serem seguidos.

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

Alphas

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet e possui um domínio de tecnologias maior que as gerações anteriores.

Considerando as mudanças e pontos fortes da geração Alpha, a escola pode atuar para educar as crianças com maior qualidade oferecendo metodologias ativas de aprendizagem. Dessa forma, os estudantes podem construir seus conhecimentos a partir da própria experiência.

O fenômeno que induz a geração alfa a ser rotulada como “pós-digital” é a Computação Ubíqua, opção c. Refere-se ao uso crescente de dispositivos conectados à Internet e à capacidade de acessar informações e realizar tarefas online em qualquer lugar, a qualquer hora.

Geração Z

Geração Z (também conhecida por Gen Z, iGeneration, Plurais ou Centennial) é geração de pessoas que nasceu entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI (2010).

Mark McCrindle

Geração alpha foi o termo criado por Mark McCrindle, sociólogo australiano, que passou a utilizá-lo para se referir às crianças nascidas a partir do ano de 2010.

Geração Z. Os jovens que nasceram a partir de 1997, estão entrando ou estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Eles são nativos digitais, ou seja, convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde o nascimento.

geração Z

Depois deles, a geração Z, os nascidos a partir dos anos 2000. São marcados por uma forte responsabilidade social, porém sofrem um pouco quando o assunto é relacionamento pessoal.

De acordo com estudo de 2023 da Cigna International Health com quase 12.000 trabalhadores de todo o mundo, 91% dos jovens da geração Z, de 18 a 24 anos, relatam estar estressados. Além disso, 98% apresentam sintomas de esgotamento no trabalho.

A depressão também foi investigada pela HSR, e 20% dos entrevistados já foram diagnosticados com a doença. O maior percentual é entre a Geração Y, de 26 a 40 anos, com 29%, seguido pelos jovens (24%).

Os millennials e a Geração Z, que são os jovens adultos com certa escolaridade e poder de consumo, estão mais estressados, ansiosos e preocupados com o desemprego.

Média baixa: de 85 a 99 pontos; Abaixo da média: de 70 a 84 pontos; Baixo: de 55 a 69 pontos; Muito baixo: menos de 55 pontos.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

As gerações mimimi e nutella são consideradas, pela geração reprimida, superficiais, exigentes, indecisas, orgulhosas de suas intelectualidades (questionam os grandes filósofos da humanidade), sem identidade pessoal (efeito manada), sentimental demais (não aceitam pena de morte), assassinas de fetos (aborto), ...

As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.

Hoje, pela primeira vez na história, temos cinco gerações convivendo entre si no ambiente de trabalho: Geração Tradicional (também chamada de Silenciosa, abrange as pessoas acima de 65 anos), Baby Boomers (50 a 64 anos), Geração X (35 a 49 anos), Geração Y (21 a 34 anos, também conhecidos como Millennials) e Geração Z ...