Qual o maior planeta conhecido no Universo?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Júpiter

Este corpo celeste supera o maior planeta existente no Sistema Solar, mas curiosamente tem densidade mais leve que uma rolha. A nuvem de Oort envolve o sistema solar. O maior planeta conhecido pela humanidade é quase duas vezes o tamanho de Júpiter, que é o maior corpo celeste do Sistema Solar.

Kepler-37b

Cientistas de diversos países divulgaram nesta quarta-feira em artigo na revista especializada Nature a descoberta do menor exoplaneta já registrado. Kepler-37b, como é chamado, é ainda menor que Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar. O nome vem da estrela Kepler-37, a qual o planeta orbita.

Os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz recebida, portanto são astros iluminados.

Saturno não é o único a ter anéis. Júpiter, Netuno e Urano também têm estruturas do tipo em sua volta, mas elas são tão tênues e finas que se tornam praticamente invisíveis.

VY Canis Majoris

Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma. A VY Cma é classificada na categoria de “estrelas hipergigantes”, que são consideradas muito raras pelos astrônomos.

Outra forma de se referir ao Sol, a estrela em torno da qual giram os planetas do chamado Sistema Solar, que contém a Terra. A massa do Sol responde, sozinha, por mais de 99% da soma de todos os corpos que giram em torno dele.

Sirius

A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Chamada de Earendel, que significa "estrela da manhã" em inglês antigo, a estrela recém-detectada está tão distante que a luz dela levou 12,9 bilhões de anos para chegar à Terra, aparecendo para nós quando o universo tinha apenas 7% de sua idade atual, com desvio para o vermelho de 6,2.

out. 2021), a possível descoberta de um planeta fora da Via Láctea. Segundo a agência especial norte-americana, o “candidato” a exoplaneta tem o tamanho aproximado de Saturno —9 vezes maior do que a Terra— e orbita um astro na galáxia M51 (Messier 51), a cerca de 28 milhões de anos-luz do nosso planeta.

A zona habitável encontra-se entre os planetas Vênus e Marte (planetas estão desproporcionais). Ilustração: cigdem / Shutterstock.com. No nosso Sistema Solar, a Zona Habitável é um espaço situado entre Vênus e Marte.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

são os planetas . eles recebem a luz que vem das estrelas . podemos observar no céu que a luz das estrelas pisca e a luz que os planetas recebem é fixa ,não pisca . Existem astros no céu que giram em volta dos planetas são os satélites .

Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Mercúrio

O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol.

Marte

Marte, o quarto planeta no sistema solar, guarda mistérios que pouco a pouco vão sendo revelados pelas missões espaciais que se dedicam a estudar a geologia e vida microbiana no planeta vermelho, como Marte é conhecido.

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.