Qual o maior objetivo do Naturalismo?

Perguntado por: acamilo5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

O Naturalismo é uma Escola Literária que vem após o Romantismo. Surgido no século XIX, é considerado uma ramificação do Realismo, pois, além de terem surgido juntos, os dois têm o mesmo objetivo: retratar a realidade como ela é.

No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo.

Os naturalistas buscavam destacar a relação existente entre o homem e a natureza. Isso porque o movimento foi inspirado na Teoria da Evolução de Charles Darwin, entre outras teorias científicas.

Os escritores brasileiros que utilizaram a linguagem do naturalismo estavam preocupados em relatar os problemas da realidade social, política e econômica. Por isso, muitos abordavam assuntos relacionados à abolição da escravatura no Brasil.

Suas principais características são o determinismo e a zoomorfização, elementos que o diferenciam do Realismo. Porém, ambos os estilos apresentam linguagem objetiva, crítica social e falta de idealizações. No Brasil, os principais autores naturalistas são Aluísio Azevedo, Adolfo Caminha e Raul Pompeia.

Fortemente ligado ao pensamento científico da época e influenciado por Darwin, o Naturalismo procurava estudar o indivíduo enquanto produto da sua hereditariedade (herança genética) e também do meio onde cresceu. O movimento se manifestou através de várias expressões artísticas como a literatura, a pintura e o teatro.

O Realismo tem como objetivo representar a realidade vivida pela sociedade, fazendo críticas a temas sociais. A linguagem usada é direta e objetiva, ao contrário do subjetivismo encontrado no Romantismo.

O naturalismo no Brasil é marcado pelo determinismo e pela zoomorfização. A primeira obra naturalista brasileira é O mulato, de Aluísio Azevedo, publicado em 1881. Aluísio Azevedo é o principal autor do naturalismo no Brasil.

Naturalismo é um movimento artístico-cultural desenvolvido na segunda metade do século XIX com expressões no teatro, na pintura e, principalmente, na literatura. É considerado uma ramificação radical do Realismo.

O naturalismo é um sistema filosófico que destaca a natureza como sendo o primeiro princípio da realidade. A corrente naturalista sustenta que a natureza é formada pela totalidade das realidades físicas existentes e, por conseguinte, é o princípio único e absoluto do real.

Em suas obras, os escritores naturalistas retratam os problemas da realidade social, política e econômica, com o objetivo de que tivesse uma transformação do que eles acreditavam que estava incorreto. Também era comum que os escritores brasileiros tratassem de temas relacionados com a abolição da escravatura.

Eles buscavam a origem do Universo, a origem da vida, e os fundamentos da existência e natureza das coisas.

A existência humana é abordada pelos naturalistas de uma forma bastante objetiva e materialista. O homem é, portanto, visto como um produto biológico que age de acordo com os instintos, sendo, pelo naturalismo, comparado com os animais.

funda a existência do Estado na liberdade humana – manifesta pela sua capacidade de deliberação – o naturalismo nega que cada indivíduo possua capacidade deliberativa fundada na própria vontade. Só assim a vida em sociedade se torna uma necessidade, um destino contra o qual ninguém individualmente pode agir.

Eles descobriram que, no passado, os cientistas que estudavam a natureza foram chamados de naturalistas.

As principais características do naturalismo no Brasil foram: determinismo e zoomorfização. Aluísio Azevedo, Raul Pompeia e Adolfo Caminha foram os principais escritores naturalistas do país. As principais obras brasileiras desse estilo de época foram: O cortiço, O Ateneu e Bom-crioulo.

Imparcialidade e impessoalidade: apoiados em correntes científicas para explicar a realidade, os autores do naturalismo costumam ser objetivos, imparciais e impessoais em suas descrições. Assim, deixam de lado os juízos de valores e opiniões que não estejam fundamentados em teorias.

O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.

Flaubert

Conhecido pelo estilo objetivo, marcado pela análise psicológica, a ironia e a crítica sociopolítica, Flaubert é considerado o pai do realismo na França, movimento artístico e literário que surgiu no século 19. Em 1838, aos 16 anos, o escritor lançou a sua primeira obra autobiográfica, Memórias de um louco.

  • Jules Bastien-Lepage
  • Alfredo Volpi
  • José Malhoa
  • Christian Krohg
  • Columbano Bordalo Pinheiro
  • André Antoine