Qual o maior nome do barroco brasileiro?

Perguntado por: arosa4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Antônio Francisco Lisboa

1. Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

O mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é o principal representante da linguagem artística no país. A obra “Os Doze Profetas” é o exemplo mais citado de escultura barroca brasileira.

Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo. O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista.

O barroco nasceu na Itália, e seu maior nome é o pintor Caravaggio, cujas obras exploram a perspectiva do chiaroscuro (claro-escuro), em um contraste de luz e sombra, além de contar com a presença de temas religiosos, memento mori (lembrança da morte), feísmo e cores intensas.

Muito mais do que uma manifestação literária, o Barroco foi uma manifestação artística. No Brasil, seus principais representantes foram Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira.

Existem muitas igrejas barrocas, entretanto, também é possível encontrar outros projetos arquitetônicos com tais características, por exemplo, câmaras municipais, penitenciárias e residências de pessoas ilustres. O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).

O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Aleijadinho
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez

Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), mais conhecido como Aleijadinho, é considerado o maior artista colonial do Brasil e o maior escultor barroco das Américas.

No Brasil, o movimento teve início a partir da literatura, com a obra “Prosopopéia”, de Bento Teixeira. Mais tarde, surgiu em Minas Gerais um dos nomes mais famosos da arte barroca: Aleijadinho. O Padre Antônio Vieira e o escritor Gregório de Matos também merecem destaque.

Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira são os principais nomes do Barroco no Brasil, no âmbito literário. Ambos devem ser associados à região nordeste, mais especificamente, à Bahia. Vamos conhecer as obras desses autores importantes para a literatura barroca?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho foi um importante escultor e arquiteto que viveu no Brasil durante o século XVIII. Foi o autor de inúmeras esculturas, sobretudo sacras, em Minas Gerais, na época o centro da mineração no Brasil.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

O nome "barroco" (provavelmente derivado de barueco, a palavra espanhola que designava uma pérola de forma irregular) foi atribuído nos finais do XVIII e possuía alguma intenção pejorativa, uma vez que nessa altura este período era ainda considerado como a fase de decadência do renascimento.

O Barroco na Espanha
A Espanha foi o centro dos poetas barrocos, dos quais se destacaram: Quevedo, Gôngora, Cervantes, Lope de Vega, Calderón, Tirso de Molina, Gracián e Mateo Alemán. Eles que fizeram a melhor literatura do século XVII, assimilada pelo resto da Europa a partir da segunda metade do século XVII.

Outro representante exemplar do barroco foi Padre Antonio Vieira, com seus sermões – de caráter sempre catequético, retórico.

Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.

Aleijadinho

Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas ...

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.