Qual o maior míssil brasileiro?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos
AV-TM 300
TipoMíssil de Cruzeiro de médio e longo alcance
Local de origemBrasil
História operacional
Em serviço2021-presente

Exército Brasileiro: 38 viaturas Astros II MK-3: 20 LMU, 10 RMD, 2 PCC, 2 UCF, 2 OFV, 2 MET.

Em análise sobre os veículos terrestres, o Brasil tem hoje, segundo o levantamento, 439 tanques, 1.958 veículos blindados, 136 veículo de artilharia com propulsão própria, outros 536 itens de artilharia rebocáveis e 78 veículos com lançadores de mísseis.

RIO - Rússia, China, Estados Unidos e Coréia do Norte são alguns dos países que tem investido milhões de dólares no desenvolvimento de mísseis hipersônicos, armamentos mais precisos e eficazes, capazes de cobrir grandes distancias.

De acordo com as estimativas do Sipri, os Estados Unidos e a Rússia continuam sendo as maiores potências nucleares do mundo, com 3.708 e 4.477 ogivas, respectivamente, enquanto a China tem 350, França 290 e Grã-Bretanha 180.

O Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha (CMASM) é uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Está localizada na ilha do Engenho, em São Gonçalo (cidade) no Estado do Rio de Janeiro.

Cada míssil BrahMos custa entre US$ 2 milhões e US$ 3 milhões.

Os foguetes têm uma forma aerodinâmica e trajetória balística, já os mísseis podem ser guiados e possuem componentes eletrônicos. Para desenvolver mísseis de longo alcance são precisos vários testes que consomem milhares de dólares.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º). Elas estão expandindo sua presença na Amazônia por meio do programa Calha Norte.

O AGM-84L Block II é um míssil ar-superfície com capacidade de atingir alvos a 120 km. Míssil de 5ª geração. Guiado por infravermelho (IR) é designado para combates ar-ar de curto alcance (WVR). É um dos mísseis mais modernos da categoria.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

O míssil tático de cruzeiro MTC, fabricado pela Avibras Aeroespacial, assumiu seu protagonismo como o mais importante armamento do arsenal do Exército Brasileiro, segundo o novo vídeo institucional da Força Terrestre lançado no último fim de semana.

peças de artilharia, morteiros, canhões, canhões antiaéreos, metralhadores, fuzis e pistolas (não precisou quantidades)
...
Brasil em números

  • 439 tanques.
  • 1.958 veículos blindados.
  • 136 veículo de artilharia com propulsão própria.
  • 536 itens de artilharia rebocáveis.
  • 78 veículos com lançadores de mísseis.

Motorizada, Blindada, Paraquedista, Leve (Aeromóvel), de Selva, de Montanha, de Caatinga, de Polícia do Exército, de Guarda.

Segundo os russos, o Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumenta significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do país.

Armas hipersônicas podem ultrapassar a velocidade do som, mas o Zircon é capaz de atingir uma velocidade de cerca de 9 Mach para um alcance de mais de 1.000 km e uma altitude de 30-40 km, onde a resistência do ar é baixa e a velocidade pode ser maior. Mach é uma unidade que representa a velocidade do som.

Qual é o míssil mais devastador que existe? É o míssil Moskit, desenvolvido na década de 1980 pelas forças militares russas para combater destróieres americanos. Ele é considerado o campeão de destruição por causa da absurda velocidade que pode atingir: cerca de 3 600 km/h!

Rússia: de 4.350 para 4.477. China: de 290 para 350.

De acordo com Dalcin, as armas nucleares táticas podem ser lançadas em um alvo a uma distância de 500 km até 5,5 mil km, enquanto as estratégicas superam essa escala limite.

Os “Kinzhal” atingem alvos a até 2 mil quilômetros de distância, enquanto outros armamentos semelhantes alcançam cerca de mil quilômetros.