Qual o maior medo de um narcisista?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele.

Um dos grandes pontos fracos do narcisismo é que pessoas com essa características focam em coisas desnecessárias e não no que os outros querem falar. Na verdade, uma única opinião de qualquer pessoa que seja é um grande transtorno na personalidade e nas próprias convicções de mundo.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.

O fato é que sim, o narcisista sente saudade depois que você vai embora, só que ele não sente a sua falta como pessoa. A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque você efetivamente não é mais fonte de suprimento para ele. Além disso, o narcisista não tem controle sobre o término, mas você tem.

O mundo dos narcisistas é pequeno, limita-se ao que pensam e fazem, em sua cabeça só cabem ecos de seus próprios pensamentos. “Não ouvem os outros porque nada lhes importa.

Desarmar um narcisista requer paciência e coragem. O primeiro passo é mostrar que você não tem medo dele, nem faz parte dos indivíduos que ele pode manipular. O melhor é não se deixar levar por provocações e prevenir confrontos diretos, mas, se eles se iniciarem, procure responder de forma branda e firme.

Tolerância à insultos. Os narcisistas são hipersensíveis a humilhação e ridicularização. Eles sentirão esse golpe baixo em seu ego frágil, e então ficarão remoendo isso por semanas e semanas.

Entre os pontos fracos de um narcisista está a dor de receber um “não”. Já vimos que, se há algo de que precisam, é ser o centro das atenções, ser respeitados, admirados, seguidos e ter poder sobre nós.

Consequentemente, essa interferência da sociedade acaba se mostrando também uma fonte para os seis medos básicos, que são: o da pobreza, o da velhice, o da crítica, o de perder o amor de alguém, o da doença e o da morte.

O velho medo masculino de não ser suficiente na cama continua em voga. Esse temor está relacionado ao ego do homem: saber que se está fazendo um bom trabalho neste quesito é quase uma necessidade. Por outro lado, eles tendem a se sentir ofendidos quando ouvem que não estão agradando.

Todo narcisista se sente atacado quando sua vítima tenta se desvencilhar do controle que ele exerce. Por consequência, acaba tendo acessos de raiva. Se isso acontecer, não ache que a culpa é sua: você não tem nada a ver com o comportamento da pessoa. O importante é tentar se afastar e se proteger.

A pessoa narcisista simula tanto o amor e a empatia que até o suposto amor que tem por si mesmo é uma simulação. Isso porque ele não tem amor genuíno nem por si mesmo. E, consequentemente, a pessoa narcisista não tem amor por nenhuma outra pessoa.

Sabem que são abusivos e culpados pelos sofrimentos que causam às pessoas e não se importam com isso. Por sempre desejarem o mal, sua vida continuará infeliz como sempre foi. Por tantos abusos que provocam nas pessoas e que trazem muito sofrimento, a velhice do narcisista poderá ser de muita tristeza.

Um olhar narcisista é tão intenso e penetrante que parece consumir toda a atenção e energia em seu caminho. Por trás desses olhos penetrantes, há uma necessidade insaciável de dominação, controle e admiração.

O destino de um narcisista pode ser influenciado pela sua disposição de buscar tratamento, enfrentar desafios pessoais e desenvolver uma maior consciência de si mesmo e dos outros. É um processo complexo e individual, e resultados positivos dependem do comprometimento e esforço pessoal.

Na maioria das vezes, os narcisistas evitam assumir a responsabilidade e tentam atribuir isso aos outros. Essas são maneiras de manter suas imperfeições ou falhas ocultas. Assim, um mentiroso narcisista mente extensivamente para proteger sua reputação ou esconder seus fracassos.

Como o narcisista não lida bem com a rejeição e precisam ser elogiados, amados e desejados pelos outros, quando são abandonados ou terminam o relacionamento antes deles, eles não lidam bem com essas rupturas, já que isso faria com que eles não se sintam bom o suficiente.

É importante não demonstrar emoções, mas dizer coisas gerais e factuais. Quando você estiver confrontando o narcisista sobre o comportamento dele, evite falar de sentimentos ou experiências pessoais do passado.

Narcisistas ficam confusos quando as pessoas não querem falar com eles. Eles são acostumados a descartar as pessoas. É assim que eles terminam os relacionamentos quando alguém perde a utilidade para eles. Quando acontece o contrário, eles se sentem derrotados e entram em pânico.

Aconselho a qualquer pessoa que esteja lidando com uma pessoa narcisista a buscar ajuda psicológica. Pode parecer difícil no início, mas é possível superar essa situação e construir uma vida feliz e saudável. A terapia pode ser a chave para essa transformação.