Qual o maior lixo do Brasil?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

"De todo lixo encontrado no litoral brasileiro, a maior parte é plástico. Esse verão do fim de 2018/início de 2019 foi o recordista de animais mortos na costa brasileira- principalmente no litoral de São Paulo- e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos", disse Anna Carolina Lobo, da WWF.

O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o 4o maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

Os Estados Unidos é o país que produz mais lixo no mundo, e parte desse lixo é reciclado, o que gera emprego para milhares de pessoas nesse processo.

Segundo dados do estudo, o acesso ao consumo e a oferta de produtos com embalagens são elementos que auxiliam para esse constante crescimento. Além do mais, o desperdício de comida, a compra exagerada ou jogar fora o que está perto de vencer são hábitos dos brasileiros.

Em primeiro lugar no ranking dos maiores produtores de plástico está a americana ExxonMobil, que já fabricou quase 6 milhões de toneladas do material. Em seguida, estão a também americana Dow e a chinesa Sinopec.

O brasileiro produz cada vez mais lixo - 1,52 milhão de toneladas por semana, o equivalente a quase sete navios de cruzeiro. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe).

A quantidade de lixo produzida no Brasil surpreende. Por ano, são mais de 82 milhões de toneladas, e só pouco mais de 2% são reciclados.

Em ordem: Áustria (1 º lugar), Alemanhã (2 º lugar), Bélgica (3 ºlugar), Holanda (4 ºlugar), Suíça (5 ºlugar), Suécia (6 ºlugar), Luxemburgo (7ºlugar), entre outros.

Santa Catarina foi o estado que gerou menos lixo em 2019, proporcionalmente à população, mostram dados da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública).

Isso faz com que o país seja um dos grandes campeões quando o assunto é polímeros: o país é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo com 11,3 milhões de toneladas de plástico por ano, indicando que a cada ano que passa, mais difícil fica reverter a situação.

O levantamento mostrou ainda que nos dois anos da pandemia, 2020 e 2021, a geração de resíduos sólidos nos domicílios do país cresceu cerca de 4%, com uma média de 1,07 kg por habitante/dia. Com isso, o total de lixo produzido no país chegou a 82,5 milhões de toneladas/ano.

Dois fatores muito fortes que colocam Caxias do Sul como a “cidade mais limpa do Brasil”, de acordo com as análises do ISLU, são: uma alta taxa de reciclagem e uma taxa específica para os serviços de limpeza urbana.

De acordo com um levantamento feito pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza), feito com base em dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de EUA, da China e da Índia.

O baixo índice de reciclagem pode ser explicado pela falta de conscientização da própria população, ao descartar inadequadamente o lixo e também pelas escassas ações públicas e privadas voltadas para o devido tratamento dos resíduos sólidos.

O dinheiro e o lixo estão diretamente ligados. Países mais ricos são aqueles que também mais produzem lixo. Em contrapartida, o desenvolvimento econômico nem sempre significa a correta destinação dos resíduos.

Em 1907, Leo Baekeland criou a baquelite, primeiro polímero realmente sintético, podendo ser considerado, portanto, o primeiro plástico.

Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a "parkesina", precursora da matéria plástica - uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada.

Essa é a Globalpack. A Globalpack é uma das maiores empresas de embalagens plásticas do Brasil. Com instalações em 7 estados brasileiros e atuação internacional, a Globalpack busca a excelência no segmento em que atua sempre pautados nos nossos 3 pilares.

cidade de São Paulo

Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19,7 mil toneladas por dia. De acordo a Pnad 2019 (IBGE), 84,4% das residências brasileiras são servidas diretamente pelo serviço de coleta de lixo domiciliar (geralmente feito por caminhões do sistema de limpeza urbana municipal).

Depois estão os Estados Unidos, com 6,9 milhões de toneladas, e a Índia com 3,2 milhões. Os três países foram responsáveis por quase 38% do lixo eletrônico produzido no mundo no ano passado.

Brasil gera 82 milhões de toneladas de lixo e recicla apenas 2% - Recicla Sampa. Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.