Qual o maior importador de armas do mundo?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Índia

A Índia é o maior importador de armas do mundo, seguida da Arábia Saudita e do Egipto, cujas importações de armamento cresceram 73% entre 2017-2021 e o quinquénio anterior.

Estados Unidos

O país que mais vendemos armas e munições é os Estados Unidos.

Os Estados Unidos respondem por 36% das exportações mundiais, enquanto a França vende 6,8%, a Alemanha contribuiu com 6,4% e a China com 5,2% neste lucrativo mercado.

A americana Lockheed Martin é a maior empresa de armamentos do mundo.

A maior delas é a gaúcha Taurus, grande fabricante privada de pistolas. Outras duas também se destacam: a estatal Indústria de Material Bélico (Imbel), vinculada ao Exército, que fabrica pistolas e fuzis, e a CBC, única produtora brasileira de munição civil que também fabrica armas como rifles.

De quem o Brasil compra armas?

PaísParcela das compras do Brasil
França26%
Estados Unidos17%
Reino Unido15%

Arbi Participações

Desde 1989, a CBC é controlada pela Arbi Participações, dona de 70% do capital.

CBC: uma das maiores corporações de munição do mundo
A empresa é considerada uma das maiores corporações de munição do mundo, com uma experiência combinada de mais de 300 anos na fabricação de calibres pequenos e médios.

A Rússia e os Estados Unidos têm, juntos, 89,7% das armas nucleares do mundo. No total, os 2 países concentram 11.527 ogivas nucleares, sendo 5.977 do governo russo e 5.550 do governo norte-americano, até fevereiro de 2022.

3º - State Grid. A State Grid Corporation of China (SGCC), é uma empresa estatal chinesa de energia, sendo a maior fornecedora de eletricidade da China e a maior empresa de serviços públicos do mundo.

O BOPE é classificado como a melhor equipe de combate urbano do mundo, um integrante do FBI que passou cinco semanas no Batalhão de Operações Especiais do Estado do Rio de Janeiro disse que a tropa de soldados norte-americanos que se encontra no Iraque deveria efetuar treinamento junto com o BOPE.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais. Veja abaixo suas principais características.

Armas de fogo

  • Amadeo Rossi S.A. (sob licença da Taurus Armas S.A.)
  • E.R. Amantino (Boito)
  • Fire Eagle Armory.
  • Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)
  • Delfire Arms (DFA Defense)
  • Forjas Taurus.
  • Indústria Brasileira de Material Bélico (IMBEL, fábrica de Itajubá, MG)

Individualmente, Índia e Arábia Saudita compartilham a liderança como os maiores importadores, cada um com 11%, acima do Egito (5,7%), Austrália (5,4%) e China (4,8%).

De maneira geral, quando um cidadão compra uma arma, cerca de 72% do valor final são impostos (varia com a alíquota do ICMS estadual, de 25% a 38%) e 28% é o valor do produto já com o frete.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

CBC

Em 2015, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) adquiriu o controle acionário da Taurus. Atualmente, a CBC detém 91,90% das ações ordinárias (com direito a voto) da Taurus. A CBC é uma das principais fabricantes de munições do país.

Daniel Birmann

A CBC (Companhia Brasileira de Cartuxos), do empresário Daniel Birmann, comprou a Taurus, maior fabricante de armas do país.

Recentemente lançada nos Estados Unidos, a Taurus G3c (modelo compacto da nova geração G3) foi eleita a número 1 na lista das 10 melhores armas. Sendo também recomendadas a G3 e a G2c, pistolas que fazem parte da família G produzida pela Taurus. A qualidade, confiabilidade e durabilidade da G3c são evidenciadas.

O Rio Grande do Sul abriga a única fabricante de armas e munições atualmente autorizada a operar no Brasil: a Taurus. Com sede na cidade gaúcha de São Borja, a Taurus é controlada desde 2015 pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e hoje possui uma planta nos Estados Unidos.