Qual o maior grau de icterícia?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida. Se a ingestão de leite materno é suspensa, os níveis caem rapidamente em 48 horas e não retornam aos valores prévios quando este é reintroduzido.

É classificada de acordo com cinco zonas de Kramer (zonas dérmicas), a saber: presença de icterícia na cabeça e pescoço (zona 1), da cabeça até a cicatriz umbilical (zona 2), até os joelhos e cotovelos (zona 3), nos braços, antebraços e pernas (zona 4) e nas mãos e pés (zona 5).

Outro ponto a ser ressaltado é o emprego de fototerapia precoce com 12 horas de vida em recém-nascidos entre 1.501 e 2.000 g. Nesta faixa de peso, habitualmente se emprega a fototerapia conforme valores de bilirrubinemia entre 8 e 12 mg/dl.

Uma das causas mais comuns do aumento da bilirrubina indireta é conhecida como icterícia neonatal e cerca de 60% dos neonatos e 80% dos prematuros se enquadram na doença que apresenta níveis séricos de bilirrubina não conjugada acima de 5 mg/dL.

Se o bebê apresenta sintomas da icterícia patológica - com diversas áreas do corpo amareladas, principalmente, a região das perninhas e pés - é fundamental que ele seja levado com urgência ao pediatra. Caso não seja tratada, a icterícia pode provocar uma lesão no sistema nervoso central, mais precisamente no encéfalo.

Durante quanto tempo o meu bebê irá precisar de fototerapia? Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

A fototerapia em recém-nascidos é um procedimento bastante comum nas maternidades brasileiras. A prática é adotada para bebês que nascem com o tom “amarelão” na pele.

A icterícia pode ser classificada como pré-hepática, hepática ou pós-hepática, de acordo com a etiologia (Spirito, 2009). A hiperbilirrubinemia pode ocorrer quando a concentração no sangue exceder 0,5 mg/dl.

A icterícia é uma condição que ocorre quando as células vermelhas do sangue hemolisam (quebram), levando-o a produzir a bilirrubina, substância amarelo-alaranjada que é difícil para um bebê eliminar, pois seu fígado não está totalmente desenvolvido e com funcionamento adequado.

Mais raramente, o recém-nascido com icterícia pode indicar sinais de doenças mais graves, como:

  1. Infecções bacterianas ou virais e doenças congênitas.
  2. Problemas no fígado.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hemorragia ou sepse.
  5. Disfunção nos glóbulos vermelhos.

Quais são os resultados possíveis para o exame BTF – Bilirrubina Total e Frações?

ResultadosValor de referencia
Bilirrubina totalentre 0,2 mg/dL e 1,20 mg/dL
Bilirrubina diretaaté 1,0 mg/dL
Bilirrubina indiretaaté 0,5 mg/dL

Banho de luz em bebê dura quanto tempo? O tratamento de fototerapia neonatal ou banho de luz pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, necessita-se de aproximadamente 2 dias.

Entretanto, alguns bebês podem ter icterícia que dura mais de duas semanas. Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.