Qual o maior granizo do Brasil?

Perguntado por: lperes4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos
Chuva de granizo no leste de Minas Gerais em 1985
Chuva de granizo no leste de Minas Gerais em 1985
Duração30 de setembro de 1985
DanosMilhares de casas danificadas, dezenas de residências completamente destruídas e 50% da safra de café de Itabirinha perdida
Vítimas22

Embora o CAPE e a altura temperatura de bulbo úmido (e cisalhamento do vento vertical) são individualmente de utilidade limitada para prever o tamanho do granizo previsão, se se considerar o CAPE, a temperatura de bulbo úmido, e cisalhamento do vento em conjuntamente é a melhor estratégia para a previsão granizo.

Elas atingem principalmente as regiões oeste e central e também a faixa litorânea, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

O maior granizo que foi registrado na história precipitou em Vivian, Dakota do Sul, Estados Unidos. Ele caiu em julho de 2010 e possuía um tamanho de 20 centímetros e pesava 880 gramas. Já em 2013 a chuva de granizo que atingiu algumas cidades do Texas nos Estados Unidos, estragou telhados de casas e carros.

Os granitos brancos e pretos tendem a ser mais caros, enquanto o granito cinza é o mais barato, justamente por ser mais comum. O preço médio do granito preto São Gabriel gira em torno de R$ 900 o metro quadrado. Em comparação, o granito cinza Corumbá possui um preço médio de R$ 200 o metro quadrado.

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

Normalmente caem em conjunto com a chuva. Assim, a diferença entre neve e granizo está no tamanho das partículas (o granizo é maior), na forma irregular que esse último apresenta, além de ele estar associado à chuva líquida.

Quando essas gotas alcançam uma altitude maior, elas encontram uma temperatura congelante. Uma vez no topo dessa tempestade – que pode ter mais de 12 km de altitude – a partícula se torna pesada. A partir de 5km de altitude a temperatura já é negativa.

O granizo é formado no interior de uma nuvem, e isso ocorre pela ação das correntes ascendentes que circulam no interior dessa estrutura. As gotículas de água, material de que as nuvens são constituídas, são carregadas para as porções mais elevadas da nuvem através de uma corrente de ar ascendente.

O melhor para a proteção do seu carro é mesmo um lugar coberto. O mesmo vale para você, se precisar permanecer dentro do veículo durante a ocorrência. Caso não encontre uma construção segura a tempo, estacione em um lugar que fique contra o vento para minimizar os efeitos das pedras de gelo.

Cada granizo tem normalmente menos de 2cm de diâmetro, mas há recordes muito raros, como os que mencionei neste post. A segunda parte da dúvida é: pode cair granizo a noite? Pode sim.

A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera. Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam.

Se o céu estiver limpo e a lua for bem visível, pode ser que o tempo esteja abrindo; se for o caso, tente encontrar um halo (fenômeno de luz) no entorno dela — que indica que vai chover. A formação desse anel indica que vai chover. Ele surge quando cristais de gelo passam pela lua.

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

404,8 mm

Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence à cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, com um acumulado em 24 horas de 404,8 mm, em 15 de novembro de 1991. Tratou-se de um evento de chuva orográfica, associada ao relevo.

Maior precipitação em 1 ano: 26.470 mm, em Cherrapunji (Índia), entre agosto de 1860 e julho de 1861.

A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, registrou a maior chuva da história em 24 horas. Foram 534,4 milímetros de água acumulados no índice pluviométrico.