Qual o maior gene humano?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

distrofina

O maior gene humano conhecido codifica a distrofina, uma proteína muscular. Esse gene, associado de forma mutante à distrofia muscular, tem 2,5 Mb de comprimento, maior do que muitos cromossomos bacterianos.

cromossomo sexual Y

O maior cromossomo da nossa espécie é o de número 1, formado por cerca de 245 milhões de pares de bases e por volta de 2 mil genes. O menor é o cromossomo sexual Y, presente apenas em pessoas do sexo masculino, com 59 milhões de letras.

Um estudo divulgado pela revista "Science" nesta quinta-feira (3) revelou o maior genoma entre todas as espécies animais já estudadas no mundo: o crustáceo de água doce pulga d'água (Daphnia pulex), quase microscópico, com 31 mil genes - 8 mil a mais que os humanos.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Atualmente, o tipo mais raro de sangue é conhecido como “Rh-nulo”. Como o próprio nome sugere, ele não contém antígenos do sistema Rh.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

O quimerismo é uma condição genética rara, que determina que o indivíduo possua dois tipos distintos de DNA em seu corpo. Numa primeira perspectiva, a temática interessaria principalmente aos estudos sobre o DNA e o genoma humano, entretanto o que se verifica é que o fenômeno também tem repercussões jurídicas.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Bonobos e humanos compartilham 98,7% do mesmo mapa genético, o mesmo percentual compartilhado pelos humanos com os chimpanzés, de acordo com o estudo.

A pesquisa indica que pequenas variações no gene HMGA2 têm um impacto sobre a altura dos indivíduos. Cerca de 25% europeus estudados portam duas cópias da versão "alta" do gene, enquanto uma proporção parecida tem duas cópias da variante "baixa".

Isso equivale a cerca de 295 bilhões de gigabytes (um HD doméstico tem uns 300 gigabytes).

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

Exames de DNA como o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar são uma excelente maneira de começar, já que eles mostram os resultados de um jeito mais didático e explicativo, de uma forma que pessoas com diferentes níveis de conhecimento em genômica sejam capazes de compreender as informações que ele apresenta.

Estima-se que a genética corresponda por 80% da definição de se uma pessoa será alta ou baixa. Nutrição e outros fatores ambientais respondem pelos 20% restantes. Os ser humano tem se tornado mais alto nas últimos gerações por causa de fatores externos como a melhoria da nutrição.

Você recebe duas cópias de um gene, uma de cada genitor. Para ter um fenótipo recessivo (como uma covinha no queixo), você precisa de duas cópias do gene recessivo — se um alelo for dominante e outro for recessivo, você tem um fenótipo dominante. Portanto, traços recessivos tendem a ser mais raros.

Em organismos homozigotos são representados pelas letras 'AA' ou 'aa'. Já organismos heterozigotos são representados pela letra 'Aa'.