Qual o maior esturjão do mundo?

Perguntado por: lAvila7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

esturjão-beluga

Também conhecido como esturjão-beluga ou Huso Huso, ele é natural dos mares Cáspio e Negro e pode ser encontrado com facilidade em rios de países da América do Norte, da Rússia e da Ucrânia. O que faz com que a espécie seja o maior peixe do mundo é seu incrível comprimento, que chega a medir mais de 6 metros e meio.

Em junho, pescadores no Camboja encontraram o peixe de água doce mais pesado do mundo. Da espécie Urogymnus polylepis, a arraia gigante tinha quatro metros de comprimento e pesava 300 kg.

Espécie é Cultivada na Região desde 1996
A empresa preto Rio de esturjões S. A. (agora chamada Black River Caviar) foi criado no Uruguai em 1996, sendo um dos pioneiros na produção de caviar na América do Sul. A incubadora foi instalada na barragem Baygorria no rio Negro.

O caviar é valorizado pelo tamanho da ova: Quanto maior a ova, mais cara é a iguaria. 1 kg de caviar de alta qualidade pode custar 2,5 mil euros (quase 14 mil reais).

A ova da tainha é muito valorizada nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, onde a tradição da Bottarga existe há aproximadamente 3100 anos a. C., quando os antigos egípcios consumiam ovas de peixe secas.

Hoje, com o esturjão em perigo o caviar branco tornou-se raridade. A variedade do albino Beluga vive no Mar Cáspio, principalmente, em áreas não poluídas perto do Irã. Um quilo vale mais de US$ 25 mil dólares.

O termo inclui mais de 20 espécies que são comumente conhecidas como esturjões e várias espécies aparentadas que possuem nomes comuns distintos, sendo as mais notáveis sterlet , kaluga e beluga.

Os esturjões são peixes que podem viver muitos anos, dependendo da espécie podem até ultrapassar um século. Eles crescem muito ao longo da vida, podendo atingir tamanhos enormes de mais de 7 metros e um peso de mais de 1.500 quilos.

Baiacu

O Fugu, conhecido como Baiacu no Brasil, é considerado um dos peixes mais venenosos do mundo. E podemos imaginar que ninguém teria coragem de preparar e comer um animal perigoso assim. Pois alguém teve essa coragem!

Quer uma receita de supermandíbula? Você vai precisar de um peixe de 4.000 kg, 10 m de comprimento e uma mordida tão forte quanto a de um tiranossauro, capaz de exercer uma pressão equivalente ao peso de mais de 5.500 mil kg.

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

Em alguns anos teremos esturjão e caviar orgânicos! Super Proteína: O esturjão, assim como o ovo, é muito eficiente no seu conteúdo protéico, pois fornece ao corpo os 10 aminoácidos essenciais. Isso torna este peixe um alimento superproteico.

esturjão

Mas não é de um peixe qualquer: o verdadeiro caviar é feito com ovas do chamado “esturjão”. Ele é encontrado, principalmente, no Mar Cáspio, que banha parte da Europa e da Ásia.

Além disso, o processo de extração e preparação do caviar é muito trabalhoso e delicado. O caviar é coletado à mão e requer técnicas especiais de processamento e armazenamento para manter sua qualidade e sabor únicos. Tudo isso faz com que o caviar seja um produto raro e caro.

O caviar é tipicamente associado aos esturjões do Mar Cáspio, mas a versão mexicana é feita de minúsculos ovos de um inseto aquático da família corixidae, também conhecido como “mosca-ave”, porque as aves gostam de comê-lo.

Estamos falando do caviar beluga, cuja colher de chá pode custar R$ 15 mil. Ele é um alimento raro e poucas pessoas têm a oportunidade de experimentar a iguaria.