Qual o maior dinossauro que já existiu?

Perguntado por: nxisco7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Patagotitan mayorum

O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

o espinossauro

Com base nos fósseis, os especialistas estimam que o animal tivesse mais de 10 metros de altura, podendo chegar até 15 metros. Com a descoberta, o espinossauro - primo do mais famoso carnívoro pré-histórico, o Tyrannosaurus rex - passa a ser o maior carnívoro a ter pisado em solo europeu da história.

Mas o destaque vai para o Patagotitan mayorum, o maior dinossauro já descoberto no planeta. Esse titanossauro herbívoro poderia alcançar 40 metros de comprimento e pesar até 72 toneladas. Seus ossos foram encontrados em 2013 por um pastor de ovelhas na Patagônia argentina.

Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro. Enquanto o espinossauro tem tamanho equivalente aos dois terópodes anteriores, menor peso e uma mordida mortal, poderá ser, por fim, o maior carnívoro que já existiu!

Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .

titanossauros

O maior (e mais temido) dos dinossauros
Os titanossauros tinham quase 40 metros de comprimento e pesavam mais de 70 mil quilos. Eles eram também donos de uma das maiores pegadas já encontradas. Marcas do tipo de 77 centímetros foram descobertas no Deserto de Gobi, região do norte da China.

Patagotitan mayorum

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

Triceratops

rex e o Triceratops, e apesar de ter sido derrotado, o Triceratops ficou marcado para sempre como principal inimigo do T. rex.

O Espinossauro tinha uma visão limitada, habilidades de combate inferiores mas braços maiores e mais compridos que o T rex.

2 Espinossauro
Esse dinossauro gigantesco ficou conhecido em Jurassic Park 3, onde ele ganha o confronte com o temível T-Rex. O Espinossauro é considerado o maior dinossauro carnívoro já encontrado.

Baleia-azul

Baleia-azul
Esse mamífero marinho é maior do que qualquer dinossauro que já existiu e pode chegar a 32 m de comprimento e pesar 180 toneladas.

Little Prince

Batizado de Little Prince, o fóssil mantém parte importante da estrutura original do animal inalterada, algo raro. Os répteis marinhos tinham cerca de oito metros de comprimento e cabeças pequenas no fim de longos pescoços.

Epidexipteryx hui

Epidexipteryx hui
Estima-se que o comprimento do corpo era de 25 cm, ou de 44,5 cm se a cauda estivesse inclusa, por isso foi considerado por muito tempo o menor dinossauro do mundo.

Dilong

A partir da década de 1990, parentes mais próximos do Tiranossauro Rex foram descobertos, como o Dilong, que viveu na China no início do Cretáceo.

A comparação entre proteínas encontradas em um fóssil de tiranossauro rex e material coletado de 21 espécies de animais existentes no mundo atual indicam que o gigantesco predador pré-histórico tem como parentes vivos mais próximos as a aves, como galinhas e avestruzes e, como primos mais distantes, os jacarés.

Conhecido como “rei lagarto tirano”, esse gigante possuía cerca de 60 dentes enormes, atingindo até mais de 20 centímetros. Se seu dente já era grande, imagine seu comprimento. Esse animal chegava a 12 metros de comprimento. Só a cabeça dele atingia mais de 1,5 metro, e sua altura poderia atingir até 3,65 metros.

Em 2020, um T. rex batizado como Stan foi vendido pela Christie's por US$ 31,8 milhões (cerca de R$ 178,9 milhões).

Os pesquisadores dizem que a disrupção climática causada pelo choque – que levantou tanta poeira e cinzas que bloquearam a luz e calor do Sol, dando entrada uma era de gelo, além de acarretar em ondas gigantescas, queimadas florestais e até mesmo chuvas venenosas – foi a principal razão para a morte de todos os ...

"Durante a alimentação em grupo das carcaças, a redução dos membros foi selecionada para manter as patas dianteiras fora do caminho das mandíbulas de grandes predadores semelhantes, evitando ferimentos, perda de sangue, amputação, infecção e morte”.