Qual o maior deus de todos?

Perguntado por: isubtil3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Zeus

O pai de todos os deuses, Zeus, é o mais poderoso da mitologia grega. Ele é conhecido por ser deus dos céus, dos raios e dos relâmpagos, além de atuar como um juiz das questões divinas e terrenas. Para os romanos, ele é chamado de Júpiter.

Caos foi considerado por Hesíodo como a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos Deuses, também conhecidos como Deuses primordiais.

Zeus era

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo. A importância de Zeus era evidenciada pelo fato de que muitos gregos se referiam a ele como “pai”. Ele era considerado o deus dos céus, do trovão, do raio etc.

Hércules

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Ele é conhecido por uma força incomum e pelas doze atividades que fez para se redimir de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de loucura causado pela deusa Hera.

Hades

Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, como registrou Homero (Ilíada 9.158.159). Platão acentua que o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão (Crátilo 403a).
...

Abraão

A vocação de Abraão e da sua descendência orienta-se para a harmonia assegurada por Deus, realizável não como mera construção humana, mas na unidade dos diversos idiomas em relação ao único Deus (cf. Gn 6,5ss)16. Nesse sentido, a história de Abraão é o início da história do povo chamado a ser povo de Deus.

Produtora das cultuadas cervejas Kwak, DeuS e Tripel Karmeliet, a belga Bosteels passa a ser parte da gigante AB InBev (no Brasil, Ambev).

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.

Entre outras lendas, Zeus teria sido criado por Melissa, que o alimentou com leite de cabra e mel. Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e obrigou-o a ressuscitar seus irmãos. Libertou também os ciclopes da tirania de Cromos, e eles em recompensa deram-lhe as armas do trovão e do relâmpago.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Hermes

Deus da velocidade e do comércio, Hermes protegia os viajantes, mágicos e adivinhos. Era responsável pelos golpes de sorte e pelas súbitas mudanças de vida, mas também era patrono dos ladrões, dos malandros e trapaceiros.

3 – Semideuses: Aquiles
No entanto, apesar de sua força, seu calcanhar era seu único ponto fraco.

Héracles

O semideus mais famoso da mitologia grega é Héracles. Filho do Deus Zeus, com Alcmena, ele é um dos semideuses que possuem poderes sobre-humanos. Na mitologia romana Héracles é conhecido como Hércules.

A bondade de Deus também é revelada no modo em que Ele nos trata, demonstrando o Seu amor com:

  1. Graça - Ele dá favores que não merecemos.
  2. Misericórdia - Ele não aplica os castigos que nós merecemos.

Diz assim a Escritura Sagrada: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. é honrar a Deus. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.

A Igreja, na verdade, somente é povo como comunidade dos fiéis em Cristo, repleta do Espírito. Segundo Tertuliano o novo conceito de Povo de Deus é a comunidade eucarística. Aparentada com o povo de Deus é também a ideia da Igreja como família, tão frequente na liturgia eclesial.