Qual o maior desafio do assistente social?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Acompanhe a seguir 4 das principais dificuldades:

  • Lidar com muita demanda de trabalho. Milhões de brasileiros passam por dificuldades diariamente. ...
  • Falta de informação e divulgação dos serviços de assistência social. ...
  • Dificuldades na liberação de recursos. ...
  • Lidar com pessoas em vulnerabilidade.

O Serviço Social atualmente está inserido em um contexto que evolui constantemente, mas, o desafio principal para a profissão nessa evolução é se aperfeiçoar constantemente, participando de forma ativa nas políticas públicas sociais, criando novas estratégias junto com as equipes multidisciplinares e seus usuários, ...

a) o desafio é o de espraiar o projeto ético-político do Serviço Social brasileiro, que exige reflexão e posturas críticas e ético-políticas sobre o nosso agir profissional – num cotidiano muitas vezes avesso aos direitos sociais.

Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.

Os desafios colocados para a formação profissional em Serviço Social, no atual contexto da realidade brasileira, têm como uma de suas principais determinações a atual crise estrutural do capital que, durante a pandemia da covid-19, tem adquirido dimensões econômicas, políticas, sociais e sanitárias devastadoras para a ...

Mas , um dos maiores desafios colocados hoje ao terceiro setor , é a melhoria da qualidade e eficiência da gestão de organizações e programas sociais que o compõem, sendo exatamente nessa questão que se faz de vital importância a atuação de profissionais de áreas específicas ligadas às ciências humanas e sociais .

Os principais desafios que o profissional do Serviço Social enfrenta são a falta de conhecimento da profissão a respeito da temática socioambiental, a incipiente produção teórica e a discussão nos espaços acadêmicos nos quais o Serviço Social se faz presente.

Esse profissional é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. Seja no âmbito físico, psicológico ou social. E como isso acontece? Por meio de atividades de assistência, que podem ser executadas em instituições públicas ou privadas, órgãos jurídicos, empresas, escolas e demais centros de acolhimento.

O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Guerras, terrorismo, fechamento de fronteiras, polarização de posicionamentos e projetos de sociedade têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.

São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais.

Com base nas pesquisas verificou-se que as principais dificuldades encontradas para efetivação do Projeto Ético-político Profissional estão relacionadas à precarização das condições de trabalho e a intensificação do trabalho profissional, associado às condições contraditórias nas quais a política de PSB é gerida, o que ...

Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, ...

Os resultados mostraram como principais dificuldades na ies: a burocracia e o processo de orientação. Quanto às dificuldades encontradas nas organizações concedentes, ressaltam: a falta de supervisão na empresa e dificuldades em conciliar os estudos com o estágio.

Autonomia na realização das tarefas
Realizar as tarefas sem o chefe por perto pode representar um grande desafio para o estagiário, principalmente no início do estágio. Mas prepare-se: será preciso ter autonomia para resolver alguns processos vez ou outra. O recomendado é aceitar o desafio sem pestanejar.

Principais desafios e oportunidades do primeiro estágio

  • Dúvidas sobre a área de atuação. “Não sei se quero mesmo trabalhar com isso”. ...
  • Conflitos com colegas. Assim como no item 1, este também é um desafio bastante comum. ...
  • Dificuldade de combinar teoria e prática.

Obstáculos pessoais
Ao pensar em exemplos de desafios pessoais podemos incluir hábitos inúteis, emoções descontroladas, medos paralisantes e crenças limitantes. Estes pensamentos nos impedem de tomar decisões eficazes que podem ajudar a construir o impulso que precisamos para chegar ao nosso destino final.

O desafio é todo evento que demanda soluções e depende de nosso arbítrio. Ou seja, tudo aquilo que está sob nossa responsabilidade decidir e resolver. Já o problema é todo evento em que a solução não está sob nossa tutela e afeta de forma profunda nossa vida.

O serviço Social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social. A escola por sua vez encontra o desafio de contornar a grande demanda por vagas que nem sempre são proporcionais aos números disponíveis na rede pública.