Qual o maior custo logístico?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quais os principais custos da logística?

  1. Estoque e armazenagem. ...
  2. Embalagem. ...
  3. Transporte e fretes. ...
  4. Logística tributária. ...
  5. Tecnologia. ...
  6. Operações de distribuição. ...
  7. Custo humano.

1 – Gerenciamento de estoque e armazenamento
Vamos começar com um dos principais custos logísticos que mais demandam atenção. Afinal, ele é extremamente estratégico e qualquer falha pode gerar alto impacto no faturamento: gerenciamento de estoque e armazenamento.

Na verdade, os Custos Logísticos são formados por quatro elementos básicos, os quais são: Custos de Armazenagem; Custos de Processamento de Pedidos; Custos com Estoques; Custos de Transportes.

O custo logístico consiste no somatório de todos os gastos que uma empresa possui com suas operações logísticas, como armazenagem, estoque, inventário, transporte, processamento de pedidos, entre outros. Eles estão entre os mais importantes de um negócio, estando atrás, somente, dos custos referente aos produtos.

Como calcular o custo logístico?

  1. Direct Product Profitability (DPP);
  2. Análise de custos cliente a cliente, com valores aplicados à matriz de lucratividade;
  3. Criação de missões logísticas – nessa técnica, cada etapa dofluxo de aquisição do cliente se cruza com os processos para identificar os custos.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Os 4 tipos de logística

  • Logística de produção.
  • Logística de distribuição.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.

Principais: transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos.

Apesar de ter custos representativos, o setor sofre muitas vezes com reduções de orçamento devido a crises ou dificuldades financeiras. O ponto negativo é que o corte de orçamento não é a melhor saída para a redução de custos, pois pode comprometer todos os processos da operação e o resultado do exercício.

Mais um fator que aumenta o custo logístico é a tributação dos processos logísticos. O CSLL (Impostos como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e o ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal) são gastos significativos.

Segundo Castiglioli (2007), o transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte da empresa. O frete, na maioria dos casos, absorve cerca de dois terços do gasto logístico e entre 9 e 10% do produto nacional bruto para a economia americana como um todo.

Quais são os custos de estoque mais comuns? Em linhas gerais, podemos dividir os custos de estoque em pelo menos quatro grandes categorias: custos de pedidos, de manutenção, de falta de estoque (também chamado custo de escassez) e de depreciação.

modal dutoviário

O modal dutoviário tem uma capacidade mais alta que os demais. Por isso, é um dos tipos de modais mais aconselhável para e capaz de transportar produtos para longas distâncias e em grandes quantidades.

Quando, em nome da redução dos custos logísticos, se sacrifica o nível de qualidade dos processos, diretamente se coloca em risco o próprio funcionamento da empresa. Isso porque, por exemplo, abre-se margem para erros, inconsistências e ocorrências negativas que podem prejudicar a experiência do cliente.

A forma como os produtos estão organizados e alocados dentro do seu estoque, influencia diretamente no fluxo de mercadorias e na produtividade dos seus colaboradores na movimentação desses produtos. E isso também é um dos fatores que deve ser levado em conta na hora de calcular os custos de armazenagem.

Custo logístico consome 12,7% do PIB do Brasil.