Qual o maior concorrente do Instagram?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023 são:

  • Instagram (113 mi)
  • Facebook (109 mi)
  • TikTok (82 mi)
  • LinkedIn (63 mi)
  • Messenger (62 mi)
  • Kwai (48 mi)
  • Pinterest (28 mi)
  • Twitter (24 mi)

Sua única forma de acesso é por meio do aplicativo disponível para Android e iOS, pois não há uma versão web da plataforma. Apesar da promessa de desbancar o Facebook, a Vero se parece mais com o Instagram, com forte apelo visual e destaque para conteúdos como fotos, vídeos, músicas, filmes e links.

Facebook

Uma das plataformas de mídia social mais populares no Brasil é o Facebook, que possui mais de 46 milhões de usuários no país apenas no Android. A plataforma é usada para uma ampla variedade de finalidades, desde manter contato com amigos e familiares até acompanhar as últimas notícias e tendências.

Telegram

Telegram. Apesar de se envolver em diversas polêmicas por conta de seu sistema de segurança, o Telegram pode ser considerado a rede social mais confiável. Com uma criptografia P2P, a plataforma pode oferecer anonimato completo para quem quiser e não solicita nem mesmo dados pessoais para que alguém se inscreva nela.

A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.

Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil em 2023 seja o Instagram. Está enganado, é o WhatsApp. Logo em seguida vem o YouTube, agora, sim, o Instagram e Facebook. Mas, ainda, aparecem atrás dessas, o Tik Tok, Messenger, Linkedin e Pinterest.

O instituto informa que YouTube e Facebook ainda são as plataformas de mídia social dominantes no país: 81% dos adultos americanos são usuários do YouTube neste ano de 2021, contra 73% em 2019. Já os números do Facebook permanecem estáveis nos últimos cinco anos: 69% do mesmo público é usuário da rede social.

Orkut

Muita gente costuma responder a pergunta acima com “Orkut” (2004), que foi a primeira rede social massificada (ao menos entre brasileiros e indianos). Mas, algumas ferramentas anteriores, de uma forma ou de outra, são também consideradas sociais.

Junho. Em junho, o grande destaque ficou para o Instagram, que superou o Pinterest e voltou a ocupar a segunda colocação no ranking das plataformas mais utilizadas no Brasil. Assim, atualmente a lista começa com o Facebook na primeira colocação com 34.75%, seguido pelo Instagram com 28.27% e o Pinterest com 19.79%.

Nota: isto reflete apenas o ano de 2019:

  • Facebook: 10,1 milhões.
  • YouTube: 8,7 milhões.
  • Instagram: 4,9 milhões.
  • LinkedIn: 4,6 milhões.
  • Pinterest: 3,5 milhões.
  • Twitter: 2,5 milhões.
  • Snapchat: 2,4 milhões.

Confira a lista completa:

  1. Behance.
  2. DeviantArt. ...
  3. Flickr. ...
  4. 500px. De origem canadense, o 500px (pronuncia-se 500 pixels) conta cerca de 15 milhões de usuários ativos e, portanto, milhões de imagens em sua base de dados. ...

Veja alguns motivos ou situações para você usar a expressão “rede vizinha”, “app vizinho” ou “aplicativo vizinho” no Instagram e TikTok: Quando for pedir à sua audiência que sigam seu perfil em outra rede. Quando tiver que referenciar o concorrente durante sua fala em algum tópico que você abordar em seu conteúdo.

Com 2,96 bilhões de usuários ativos, o Facebook lidera o ranking das redes sociais mais usadas no mundo. Em seguida está o Youtube (2,51 bilhões), WhatsApp e Instagram com 2 bilhões de pessoas ativas. Na quinta posição está WeChat (1,31 bilhões) e TikTok (1,05 bilhão). Fonte: We Are Social e Meltwater (2023).

QQ

Depois do WeChat e Douyin, o QQ é a rede social mais popular na China.

O Instagram é a rede social mais usada no Brasil, conforme divulgou a Comscore, empresa de análise de mídia. A plataforma da Meta teve uma média de 14,44 horas mensais de uso pelo público brasileiro. Na segunda colocação está o YouTube, com 12,22 horas mensais.

Para isso, os entrevistados classificaram de 1 a 10 a nocividade de sete redes sociais: Twitter, Facebook, Reddit, TikTok, Snapchat, Instagram e YouTube, sendo 1 para pouca toxicidade e 10 para muita toxicidade. O Twitter foi considerado a rede social mais tóxica, com uma média final de 7,82.

Se você optar por usar uma dessas versões do aplicativo, teoricamente as que oferecem recursos antiban são as mais seguras. No entanto, o WhatsApp GB é o mod com o maior número de usuários, que relatam bons recursos de privacidade e segurança. Seja como for, na dúvida opte sempre pelo WhatsApp original.

Quanto as faixas etárias, o Telegram se mostrou notoriamente mais popular nos jovens com idades entre 16 e 29 anos, correspondendo a 69% das instalações, enquanto na classe adulta (30 a 49 anos) o índice é parecido e houve queda de apenas um ponto percentual; no grupo acima de 50 anos a taxa é de apenas 53%.

Instagram

O Instagram ainda não superou o Facebook e nem tão pouco é o vice-campeão em números no quesito redes sociais. Mas, mesmo assim, pode ser considerada a rede social queridinha do momento. É a que cresce mais rápido ano após anos e, grande parte dos usuários é categórica ao escolher a plataforma como a sua preferida.

No entanto, esse número foi maior entre os mais novos: entre aqueles de 11 e 12 anos, quase metade (46%) diz preferir a plataforma, enquanto somente 21% cita o Instagram. Por outro lado, entre os mais velhos, de 15 a 17 anos, 51% cita o Instagram, e 32% afirma usar mais o TikTok.