Qual o maior bem de uma organização?

Perguntado por: eescobar . Última atualização: 29 de maio de 2023
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O maior ativo de uma empresa são as pessoas! É através delas que a organização alcança seus objetivos e obtém maior lucratividade e produtividade. Podemos concluir que as empresas só existem pois são feitas por pessoas e para pessoas! Assim, reforçando a necessidade de se olhar para esse ativo dentro do seu negócio!

Os funcionários são o melhor patrimônio da empresa. Ainda assim, muitas companhias tratam mal seus funcionários.

Dessa forma, a informação é considerada o ativo mais importante de uma organização.

Os valores da empresa são um conjunto de crenças fundamentais mantidas por uma organização. Eles podem envolver princípios que regem o negócio, sua filosofia, ou a forma de agir dos funcionários.

Como definir os valores organizacionais? Valores como honestidade, ética, respeito, satisfação, motivação, princípios e senso de justiça, são alguns dos apontamentos que podem ser criados dentro da empresa para representar sua essência e fonte de inspiração para um time.

Contudo, os bens são tudo que a empresa utiliza para satisfazer as necessidade da mesma, como por exemplo, equipamentos, imóveis, móveis, entre outros. Além disso, geralmente os bens são tangíveis, ou seja, coisas físicas, tocáveis.

São todas as habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que os colaboradores possuem e que podem auxiliar a empresa a obter bons resultados.

Bens materiais são aqueles patrimônios da empresa que podem ser rentabilizados, isto é, transformados em dinheiro. A frota de uma empresa, sua sede, seus maquinários, o material de escritório, por exemplo, são bens materiais.

O principal patrimônio é: seus colaboradores. Colaborador satisfeito é sinônimo de sucesso. O colaborador reconhecido pelo seu trabalho realiza suas funções com prazer e, consequentemente, produz mais.

O patrimônio empresarial diz respeito a todo o conjunto de valores ativos e passivos que uma empresa tem em seu nome, ou seja, aos seus direitos e também às suas obrigações.

Para o seu negócio funcionar bem, a organização é fundamental. Por menor que seja a sua empresa, a organização das tarefas e funções facilitará os processos da empresa. Estes processos são os responsáveis pelo funcionamento geral e determinam o modo como a empresa funciona.

Benefícios da organização
Podemos aproveitar melhor nosso tempo, nosso espaço e até economizar um pouco de nosso dinheiro. Podemos também melhorar nossa qualidade de vida ao passo em que reduzimos o estresse e o desgaste mental gerados pela bagunça.

Outro ponto para melhorar a organização no trabalho é cuidar do seu bem-estar físico e do ambiente no qual você atua. Procure sempre fazer pausas durante a jornada. O cérebro humano não é capaz de se concentrar em uma mesma atividade por longos períodos, por isso, opte por fazer uma pauta a cada 40 ou 50 minutos.

O que é a missão de uma empresa? A missão de uma empresa é a sua razão de ser, o motivo para o qual a empresa existe e trabalha diariamente. Também, é o destino comum de seus colaboradores.

A missão organizacional é um conceito que visa determinar o propósito de uma organização (entendida como uma empresa, uma universidade, uma ONG ou um setor administrativo), ou seja, qual a sua razão de existência.

Conheça agora alguns destes valores.

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Em economia, é «organização individual ou colectiva, pública ou privada, que visa a obtenção de lucros através da produção de bens ou serviços; firma».

Exemplos de valores humanos

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Os bens considerados em si mesmos são classificados em: moveis e imóveis; individuais (singulares) ou coletivos; fungíveis e infungíveis; divisíveis ou indivisíveis; corpóreos ou incorpóreos (também chamados de matérias ou imateriais); consumíveis e inconsumíveis.

Os bens são todas as coisas matérias ou imateriais, que possuem algum valor econômico e que, caso preciso, podem servir de objeto a uma relação jurídica.