Qual o maior bebê que já nasceu no mundo?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Babe media 71,12 cm de comprimento e pesava 9,98 kg quando nasceu em Seville, Ohio, Estados Unidos. Comparada com o tamanho médio de um bebê recém-nascido do sexo masculino, que normalmente mede entre 48,2 e 50,8 cm e pesa cerca de 3,3 kg, a criança superava todas as expectativas.

Bebês com mais de 50 cm e acima de 3,5 kg são considerados atípicos. Normalmente, nascem pesando entre 2,8kg e 3,5kg.

Qualquer recém-nascido que pese mais de 4 kg, independentemente da idade gestacional, é considerado um bebê macrossômico. Bebês macrossômicos representam cerca de 12% dos nascimentos.

Kwek Yu Xuan nasceu prematura, em junho do ano passado, em Singapura. O parto foi uma cesariana de emergência e a gestação ainda não tinha completado seis meses. A menina nasceu com 212 gramas, o equivalente ao peso de uma maçã.

Kwek Yu Xuan nasceu prematura, em junho de 2020, com apenas 212 gramas e 24 centímetros de comprimento, depois de uma cesariana de emergência às 25 semanas de gestação, provocada por sintomas de pré-eclâmpsia (tensão alta durante a gravidez) na mãe.

Uma mulher deu à luz recentemente um bebê com 59 centímetros de altura e 7,3 quilos. Angerson Santos nasceu de cesariana no Hospital Padre Colombo, em Parintins, no Amazonas. O peso dele excedeu o da recém-nascida mais pesada já registrada, que nasceu com 6,8 kg em 2016.

O bebê Kelvy Daniel dos Santos Barbosa nasceu com cerca de 5 meses e 630 gramas, em uma maternidade de Campina Grande. A mãe teve hipertensão gestacional, o que provocou um parto de emergência e ela só conseguiu segurar o filho no colo pela primeira vez após 43 dias do nascimento da criança.

Mas nem chegou perto do bebê mais pesado do mundo, que tinha 10,2 kg quando nasceu em 1955, na Itália. Para efeito de comparação, os meninos recém-nascidos pesam, em média, 3,3 kg, e as meninas 3,2 kg. O termo usado para descrever esses "bebês gigantes" é macrossomia (termo com origem no grego para "corpo grande").

Além disso, um peso inferior a 2.500g, mesmo quando adequado para idade gestacional também é considerado fator de risco para com- plicações neonatais.

Acima de 4kg já é tratado como um bebê GIG (Recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional). “Com esse peso acima de 7 kg é preciso investigar as causas que estimulam todo esse crescimento”, diz a médica.

Bebês macrossômicos
Normalmente, eles nascem com peso entre 2,5 kg e 4 kg. “Bebês como o Gael se encaixam dentro do quadro de uma condição chamada macrossomia, que abrange recém-nascidos com mais de 4kg.”

Os fatores de risco para a macrossomia fetal são: obesidade materna, diabetes, história prévia de fetos macrossomicos, gravidez prolongada, ganho de peso materno excessivo durante a gestação, multiparidade e idade materna avançada.

Quando uma criança está acima do percentil 95 isso significa dizer que ela tem um IMC maior que 95% de todas as crianças. Ou seja, ela encontra-se nos 5% das crianças com maior peso para a mesma idade e altura.

Quando fecundado, o embrião se adere às paredes do útero e indica para todo o organismo que a gravidez está acontecendo. Nas próximas 8 semanas o útero se organiza e cresce, chegando do tamanho de uma laranja. É nesse período em que aumenta a quantidade de vasos sanguíneos, o que prepara o órgão para nutrir o bebê.

Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes.

A criança, um menino, filho de Carmelina Fedele, tinha 10,2 kg ao nascer. Apesar de mais pesado do que o "pequeno" italiano ao nascer, o filho da canadense Anna Bates, nascido com 10,8 kg em janeiro de 1879, viveu apenas 11 horas.

Um bebê de apenas quatro meses de gestação nasceu nesta segunda-feira (1º) no Hospital Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos. O caso é considerado raro. A menina nasceu de parto normal e pesa cerca de 400 gramas.