Qual o lux ideal para cada ambiente?

Perguntado por: ipadilha4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

As normativas indicam, por exemplo, o mínimo necessário de 150 lux em setores de estocagem e passagem e 300 lux ou 500 lux de iluminância no setor de produção. Já na seção referente à indústria elétrica, fica estabelecido que o ambiente deve manter 1500 lux de iluminação.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Mas em média, uma sala de estar deve ser iluminada de forma geral na faixa de 100 a 200 lux, ou seja, de 100 a 200 lúmens a cada metro quadrado. Para luzes direcionais, de 300 a 750 lux no caso de áreas de leitura, mesas de centro, escrivaninhas, quadros e fotografias, entre outros.

É indicado que o banheiro não fique escuro, mas também não parecer um holofote. A temperatura da cor das lâmpadas deve se manter entre 3.000K e 4.000K, com 200 lux de iluminância para o banheiro e 500 lux para a pia e lâmpadas de reprodução de cor superiores a 80%.

Um fluxo de 1000 lúmens, distribuído uniformemente sobre uma área de 1 metro quadrado, ilumina esse metro quadrado com um iluminância de 1000 lux.

Em primeiro lugar, a iluminação geral para todo o ambiente, preferencialmente branca, acima de 5000K. E também uma iluminação focada no espelho, a qual pode ser na parte de trás com o uso de fitas de LED ou nas laterais com lâmpadas e arandelas, por exemplo.

Expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfície situada à uma certa distância desta fonte. Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.

Aposte no balizamento
E não precisa de muita potência não, ainda mais por ser um ambiente residencial, opções de baixa intensidade são mais do que suficientes! Independente de qual dica você incluir em sua sala, lembre-se de usar fontes de luz que tenham baixa intensidade para não ofuscar o que se passa na tela.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Além disso, o ideal é que elas tenham temperatura de cor mais alta, entre 3.000 e 5.000K. Ou seja, luzes de cor fria, mais próximas do branco. Isso porque esse tipo de iluminação ajuda a estimular a concentração e o foco, o que é indispensável para a iluminação do home office.

Como calcular a iluminância
O cálculo é realizado pelo fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado que quer iluminar. Confira a iluminância para alguns dos ambientes da casa. Temos uma norma da ABNT que nos fornece uma boa noção, ma sempre devemos levar em conta o tipo de ambiente.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

Outra alternativa é escolher um painel que possua menor fluxo luminoso, o que nos leva ao Painel de LED de 18W , que nos fornecerá 1200lm cada.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Iluminação na sala de jantar
Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.

Com certeza ao se falar sobre lâmpadas prejudiciais à saúde, a lâmpada de LED é a mais citada, porém a LED em si não é o problema.