Qual o lugar que nunca chove?

Perguntado por: omendes5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

deserto costeiro do Atacama

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Deserto do Atacama, Chile
Foram impressionantes 400 anos, que fizeram desse deserto a região mais seca do mundo. As cidades que ficam nas proximidades do Atacama recebem uma média de apenas 10 milímetros de precipitação anualmente.

O sol predomina e não chove em Roraima, no noroeste do Amazonas e do Pará”, diz a Climatempo.

Aqui, existem lugares em que há sol e calor em quase todo o ano.
...
Destinos turísticos mais quentes

  1. Jalapão (TO) Um dos locais que você precisa visitar é, com certeza, o Jalapão. ...
  2. Natal (RN) ...
  3. São Miguel dos Milagres (AL) ...
  4. Caldas Novas (GO) ...
  5. Rio Quente (GO)

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta. Legenda da foto, Para um habitante do sudeste brasileiro hoje a descrição pode soar como o paraíso, mas o vilarejo de Mawsynram, na Índia, sofre com chuvas torrenciais constantes e o maior índice pluviométrico médio do planeta.

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Depois da Antártida, o Ártico.

O Ceará ocupa a posição de estado mais seco do Nordeste brasileiro atualmente. Dos 184 municípios cearenses, 148 enfrentam seca ou estiagem, correspondendo a 80% do total.

de Calçoene

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

Vale da Morte

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

Mawsynram

O mais chuvoso
Se você gosta de chuva tem que ir para a Índia, numa cidade chamada Mawsynram. Lá a precipitação anual tem a média de 11.871 mm! A chuva é tão forte que os moradores colocam isolamento acústico nas casas, para diminuir os ruídos provocados pela água batendo nos telhados, solos e janelas.

Os maiores índices de chuva estão concentrados nas regiões Norte e Sudeste, enquanto os menores permanecem no Nordeste.

Entenda os fenômenos que afetam o volume de chuvas:
Sim, o desmatamento da Amazônia é uma das causas para chover menos na região central do Brasil, inclusive no estado de São Paulo. Uma das provas disso aconteceu em agosto de 2019, quando uma chuva preta caiu na capital paulista e o dia "virou noite".

Veja a previsão do tempo para hoje no BrasilSol predomina na Região Sudeste

  • Sul. ...
  • Sudeste. ...
  • Centro-Oeste. ...
  • Nordeste. ...
  • Norte.

Jalapão, Tocantins. Bonito, Mato Grosso do Sul. Anavilhanas, Amazonas.

cidade de Cabaceiras

Além de “Roliúde Nordestina” e sede da “Festa do Bode Rei, uma das maiores festas juninas do país, a cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, também é o lugar onde menos chove no Brasil. A média de chuva esperada por lá é de apenas 350 mm (milímetros) durante todo o ano.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Famosa mundialmente, a “Cidade Maravilhosa” já foi capital do país. Sua geografia natural, as belíssimas praias, a atmosfera exuberante, não é difícil perceber a beleza do Rio de Janeiro.

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano.

1. A cidade mais chuvosa do planeta encontra-se na Colômbia, Lloró, uma pequena cidade a 45 quilômetros da capital do departamento Quibdó e a 69 metros sobre o nível do mar. Sua precipitação anual média de 13.300 mm, uma média de 280 dias de chuva ao ano; 2.

Amapá

Após analisar séries históricas de chuvas em mais de 400 estações meteorológicas localizadas na região Amazônica, o município de Calçoene, no Amapá, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil com uma precipitação média anual de 4.165 mm.

Além da altitude, raramente chove na região. Isso ocorre porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude.