Qual o lugar que não tem noite?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece. É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores. Essa é uma cidade considerada um dos piores lugares do mundo para viver.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Japão

O senhor Ciano e a dona Magenta deixaram Azulão dormir no laboratório do professor Apolônio porque ele queria observar as estrelas.

A Noruega

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Não o sol da meia-noite, mas pelo menos seu cone de luz pode ser visto em todo o país. Assim, as noites mais longas e escuras são no solstício de inverno por volta de 21 de dezembro. Então a noite em Reykjavík dura quase 20 horas e os dias começam cerca de 9 horas mais tarde do que aqui na Europa Central.

O Alasca está sujeito a terremotos e tsunamis por causa de sua localização na orla do Pacífico. Além disso, a presença de ursos pode ser comum e eles são perigosos, por isso nunca se aproxime deles ou de seus filhotes ou faça movimentos bruscos.

Existe sempre luz, ou seja, nunca é efetivamente de noite. No entanto, é importante referir que as zonas da Noruega situadas ao norte do Círculo Ártico disfrutam de umas maravilhosas 24 horas de sol em aturas do verão.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Com temperatura média anual em torno de -3.64°C, a Rússia é um dos países mais frios do mundo. Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

Norilsk

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Em razão de o sol estar acima do horizonte, em meados do verão ao sul da Finlândia é possível aproveitar o sol por 18 a 20 horas em dias de céu azul e por 24 horas na Lapônia. Em um dia típico de verão, mesmo com a sombra passageira de chuvas e trovoadas, será possível gozar o sol por 9 a 10 horas diárias.

Porque o Japão fica do lado oposto do Brasil, assim, com a rotação da Terra, os raios solares não consegue atingir os dois países ao mesmo tempo, enquanto os raios solares são transmitidos ao Japão, no Brasil é noite, e quando transmitidos ao Brasil no Japão será noite.