Qual o lugar onde Saul e Davi estavam?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

No lugar onde a estrada passava por alguns currais de ovelhas, Saul entrou numa caverna para fazer as suas necessidades; acontece que Davi e seus homens estavam escondidos na caverna!

Israel

Saul reinou 40 anos sobre Israel (Atos 13:21). No princípio teve muitas vitórias, derrotando inimigos de Israel, mas seu comportamento desobediente, acabou levando-o a ser rejeitado por Deus.

O reinado de Saul
Tão logo o rei Saul já mostrou toda sua habilidade como líder e valoroso guerreiro. Quando o rei de Amom, Naás, sitiou Jabes-Gileade, Saul liderou um exército que destruiu os amonitas. Essa campanha militar impressionou o povo, e os israelitas celebraram o reinado de Saul em Gilgal (1 Samuel 11).

6 Então lhe deu Aquis naquele dia a cidade de Ziclague (pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até o dia de hoje). 7 E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses.

Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus. Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

Jerusalém

1 – Jerusalém - Referências bíblicas à Cidade de Davi
São muitas as passagens referentes à parte mais antiga de Jerusalém, conhecida como Cidade de Davi.

Israel

Os cientistas encontraram objetos típicos da civilização filisteia, assim como cerâmica da época do rei Davi, afirma o texto. Inimigos jurados do povo judeu, os filisteus controlaram um território que hoje em dia corresponde ao centro e sul de Israel e à Faixa de Gaza.

Ziclague

De acordo com um relato bíblico, o rei Davi reinou em Ziclague antes de ser coroado em Hebrom, após a morte de Saul. A localização de Ziclague está no centro de uma controvérsia científica —há 12 locais considerados possíveis no sul de Israel.

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado. Outra diferença entre Saul e Davi era a atitude deles com relação ao povo.

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saul se joga sobre sua própria lança ao ver seus filhos Jônatas (a quem ele havia escolhido como seu sucessor no trono de Israel), Abinadabe e Malquisua serem mortos pelos filisteus na Trágedia do Monte Gilboa.

Além disso, a Bíblia diz que Saul tinha um filho chamado Is-Bosete, que reinou por dois anos após a morte de Saul. Isso indica que o reinado de Saul durou pelo menos dois anos, e provavelmente mais. Com base nessas informações, a maioria dos estudiosos acredita que o reinado de Saul durou cerca de 20 a 30 anos.

O texto bíblico traz alguns detalhes importantes que indicam claramente a distinção entre as duas mulheres. Em primeiro lugar, a respeito da origem das duas mulheres, o texto diz que Ainoã, a esposa de Saul, era filha de Aimaás — ou Aquinaás, dependendo da tradução.

“Saul tornou-se inimigo de Davi por orgulho. Ficou enciumado porque as mulheres israelitas saíram ao seu encontro cantando: 'Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares'. (I Samuel 18:7; ver também 18:6, 8.) O orgulhoso teme mais o julgamento humano que o julgamento de Deus.

Após o ato consumado, o israelita é castigado por seu ato e sofre uma terrível perda. O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

"Deus me rejeitou como rei", disparou o escolhido. A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

Começou a reinar com 30. Depois de ungido rei, teve que esperar 18 anos para assumir sua unção.