Qual o lugar menos violento do Brasil?

Perguntado por: uflores9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Não é a toa que a cidade ocupa a primeira posição; Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil com taxas de violência bem baixos. Além disso, o local é a quinta maior economia de SC e o terceiro núcleo industrial do estado.

Vem conhecer um pouco mais sobre as capitais mais seguras para morar no Brasil: Curitiba. A capital paranaense atrai pessoas de todos os cantos, que estão em busca de uma vida mais tranquila. A cidade tem um dos menores índices de violência entre as capitais e investe em sua infraestrutura.

Jaú, Indaiatuba e Valinhos são as três cidades mais seguras do país, respectivamente. Nos primeiros oito meses de 2019, por exemplo, Jaú registrou três mortes violentas, sendo considerada uma espécie de referência para outras cidades brasileiras que não vivem a mesma realidade.

Guaratinguetá

1- Guaratinguetá – SP
Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

Foram 5.099 vítimas de assassinato em solo baiano no ano passado, mais do que qualquer outro estado. Entre os menos violentos, Santa Catarina (9,2) se destaca junto com São Paulo - os únicos a ... Goiás e Rio de Janeiro vêm em terceiro e quarto lugar, com taxas de 8 e 7,8 mortes por 100 mil habitantes, respectivamente.

O Rio de Janeiro, com 4485 mortes, ocupa a segunda posição. São Paulo teve 3735 mortes violentas, porém, é considerado estado menos letal do Brasil, por ter uma taxa de 8,4 mortes por 100 mil habitantes.

Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo é o menos violento do Brasil para se viver. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta terça, 10, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo teve a menor taxa de homicídios do País (9,5 MVI/100 mil hab), em relação a ano passado.

Cidades mais bem-educadas, de acordo com os residentes

  • Brasília - 5.74.
  • Natal - 5.85.
  • Curitiba - 5.91.
  • Campinas - 5.93.
  • Recife - 6.07.
  • Belém - 6.22.
  • São Luís - 6.34.

Em ambos os casos, o Estado de São Paulo é o que lidera o ranking de qualidade de vida. O Índice de Desempenho Socioeconômico (IDS) do Brasil variava, em 2017/2018, entre 6,878 de São Paulo e 4,909 do Maranhão.

Em 2022, Botucatu (SP) foi considerada a cidade mais segura do estado de São Paulo, apontam dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que avalia estatísticas criminais de todo país. O município também é o segundo no ranking nacional.

São Paulo

São Paulo. A cidade de São Paulo merece destaque, pois, de acordo com levantamento feito pela Macroplan, São Paulo é o estado com a melhor qualidade de vida do país. Sua nota é de 0,846, no índice em questão, e ela tem destaque na maioria das áreas analisadas.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

Já capitais brasileiras como Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre aparecem entre as mais baratas, com o preço do metro quadrado mais baixo até do que o da capital do Equador (Quito), na compra e na locação. Até mesmo Brasília é mais em conta do que a capital do Peru (Lima).

As 10 melhores cidades do Nordeste para se viver. 1 – Fernando de Noronha – Pernambuco – IDH-M 0,788. 2 – Recife – Pernambuco – IDH-M 0,772. 3 – Aracaju – Sergipe – IDH-M 0,770.

Por que o ATP é rico em energia livre?. 10 Estados Mais Caros Para Viver no Brasil em 2023 1- Santa Catarina (SC) Santa Catarina entra na lista de estados mais caros para se viver no Brasil já que apresenta uma forte economia centrada na indústria, turismo, além de uma forte educação básica e superior no estado.

Santos

Santos, SP (1ª)
O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), criou um ranking das melhores cidades do país para se envelhecer. Santos aparece no topo, pela situação financeira e cultural.

cidade de São Paulo

Na edição deste ano, depois de dois anos fora da liderança, a cidade de São Paulo voltou ao topo da lista das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, superando Campinas, líder em 2019, e Curitiba, que ficou na primeira colocação em 2018.

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

O Brasil tem cinco cidades entre as 227 com maior custo de vida. Ranking da Mercer revela que São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são os três municípios mais caros para viver no país. Porém, no ranking geral, há locais mais caros na América Latina – Nassau, nas Bahamas, entra inclusive no top 10 global.