Qual o lugar de se educar?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

A convivência familiar é a maior oportunidade para a criança apreender uma formação baseada nos princípios morais e nas virtudes.

Como educar uma criança?

  • Mostre a importância de ter uma rotina.
  • Sempre dê carinho e atenção de qualidade.
  • Eduque sem culpa e dentro de suas limitações.
  • Seja claro nas orientações.
  • Pergunte a seu instinto como educar uma criança.
  • Permita que explorem seus limites.

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

À educação cabe formar o caráter, refinar sentimentos e comportamentos e sedimentar valores. Educar é mais abrangente que ensinar, pois acontece em qualquer lugar, prescinde de currículo ou formação específica. Dá-se pelo exemplo. Existem pessoas instruídas e sem educação e outras educadas e sem instrução.

Aprendemos observando exemplos. Educar pelo exemplo causa um impacto direto nas relações com nossos familiares, alunos, colegas de trabalho e outras pessoas de forma geral. Afinal, “as palavras movem, os exemplos arrastam”. Bons exemplos são os principais “marketings” de uma pessoa.

A educação baseada em valores nos conscientiza sobre as consequências dos nossos atos no planeta e nos incute o respeito pela natureza. Devemos minimizar os riscos para a saúde promovendo atitudes adequadas e abordando a educação em saúde a partir de uma perspectiva dinâmica, pessoal e coletiva.

Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.

Resumo: A educação familiar e a participação ativa dos pais e familiares nas escolas são grandes diferenciais para o desenvolvimento saudável das crianças hoje. Uma boa relação e comunicação entre os responsáveis e as instituições é a base para um aprendizado mais completo, além de garantir maior cuidado com os jovens.

De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, a escola é essencial para a formação do indivíduo, uma vez que é um ambiente de socialização que prepara os cidadãos para viver em sociedade.

Educar é a ação de promover a educação, que compreende todos os processos, institucionalizados ou não, que visam transmitir determinados conhecimentos e padrões de comportamento a fim de garantir a continuidade da cultura de uma sociedade.

Educar não é sair dando ordens e cobrar obediência cega ou muito menos querer ter sempre razão, mas sim aprender a considerar o pequeno ser humano único que habita em cada criança. Considerar o que essa criança pensa, sente e percebe sobre o mundo a sua volta. É aprender a colocar limites sem usar a agressividade.

Idealizado pelo Instituto MRV, o programa Educar para Transformar é um chamamento público de apoio a projetos que impactam positivamente a educação, buscando solucionar ou amenizar problemáticas sociais e promover transformação nos mais diversos contextos.

Como criar uma criança moral
Ajudar os pais a educarem seus filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Educar filhos que tenham capacidade moral para distinguir o certo do errado e o bem do mal, e que sejam guiados pelos preceitos bíblicos em seus corações. Providenciar o porquê moral e prático.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

De acordo com o documento Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) o cuidar deve suprir as necessidades das crianças, mediando o desenvolvimento das capacidades humanas. Já o educar, deve contribuir na formação da crianças em sua inserção social e em seu desenvolvimento.

Segundo um estudo divulgado em 2017 pela Universidade de York, altos níveis de educação estão associados a uma saúde mental melhor. O motivo é que as pessoas que têm acesso à educação podem fazer mais escolhas. Logo, elas têm mais controle sobre suas vidas além de sentirem maior segurança.

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.