Qual o local de projeção do olho normal?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Normalmente, as imagens dos objetos que olhamos diretamente formam-se na região a retina bem na linha que passa pela pupila e pelo centro do cristalino, isto é, pelo eixo do globo ocular.

Na retina, as células fotorreceptoras transformarão as ondas luminosas em impulsos nervosos. Vale destacar que a lente do olho produz uma imagem invertida, a qual será convertida para a “posição correta” no cérebro. A formação da imagem ocorre na retina.

O olho humano forma imagens através do fenômeno físico chamado refração. No olho existe o cristalino, que é uma lente biconvexa e que fica localizada no interior do globo ocular. No fundo do globo ocular encontramos a retina, que é sensível à luz e serve como anteparo das imagens.

O astigmatismo é um erro ocular refrativo, ou seja, um problema que se caracteriza pela focalização inadequada da luz na retina (região do olho onde a imagem é formada).

17mm

Então, tecnicamente falando, o olho humano teria em média uma distância focal de 17mm.

A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.

Num ser humano, cuja visão seja considerada normal, o campo visual cobre cerca de 180 graus. O olho humano pode focalizar objetos muito distantes ou objetos que estejam bem próximos, a até 25 cm do olho, variando a distância focal do cristalino.

Os principais exames para avaliar a retina

  1. Mapeamento da retina. Este é o primeiro exame que seu oftalmologista fará para começar a avaliar sua visão. ...
  2. Fundoscopia. ...
  3. Retinografia simples e panorâmica. ...
  4. Tomografia de coerência óptica (OCT) ...
  5. Ecografia ou ultrassom ocular. ...
  6. Angiofluoresceinografia panorâmica.

No fundo do olho próximo ao centro há uma pequena depressão, onde existem apenas cones, que é chamada de fóvea (Figuras 1 e 2). Esse é o local onde a imagem se forma com maior nitidez.

Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino (espécie de lente natural) e é focada sobre a retina, que fica no fundo do olho. A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.

Resposta verificada por especialistas
Seguindo o mesmo raciocínio, o cristalino ocular pode ser comparado á lente da câmera, facilitando a nitidez das imagens.

Córnea. É a parte anterior do globo ocular, protuberante e visível, como se fosse o vidro de relógio do olho. É totalmente transparente e, juntamente com a esclera, forma o envoltório externo do globo ocular. Tem uma curvatura acentuada (cerca de 44,00 dioptrias, em média), sua espessura central é de 0,6mm.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Ponto remoto (PR): É o ponto objeto para o qual a vista conjuga imagem nítida sem nenhum esforço de acomodação. Nesse caso, os músculos ciliares mostram-se relaxados e a lente assume máxima distância focal.

Na miopia, a imagem forma-se na frente da retina. Para corrigir esse defeito, ou seja, para que a imagem forme-se exatamente sobre a retina, a pessoa que tem esse problema deve utilizar óculos com lentes divergentes.

Pacientes com Hipermetropia apresentam um problema na localização da projeção da imagem e, quando o hipermétrope vê de longe, a imagem é projetada atrás da retina. Com isso, a pessoa puxa a imagem com a ajuda do esforço acomodativo à retina e, assim, passa a enxergar bem.