Qual o local de projeção da imagem no olho com astigmatismo?

Perguntado por: lbaptista . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O astigmatismo é um erro ocular refrativo, ou seja, um problema que se caracteriza pela focalização inadequada da luz na retina (região do olho onde a imagem é formada).

Com visão normal a imagem deve formar-se na retina, por sua vez, no olho com presbiopia a imagem forma-se atrás da retina, provocando problemas de visão ao perto (ver mal objetos próximos).

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina.

O astigmatismo é uma condição ocular que causa visão turva ou distorcida, para visão de perto e de longe. Uma córnea normal deve ser mais ou menos esférica.

Em vez da lente, o olho possui o cristalino, que fica dentro do globo ocular e antecede a retina (que fica na parte posterior interna do olho). Quando o objeto está distante, a imagem é formada com um relaxamento dos músculos ciliares, que circundam o cristalino, e se próximo, os músculos são tencionados.

O olho humano forma imagens através do fenômeno físico chamado refração. No olho existe o cristalino, que é uma lente biconvexa e que fica localizada no interior do globo ocular. No fundo do globo ocular encontramos a retina, que é sensível à luz e serve como anteparo das imagens.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Astigmatismo: causa uma visão embaçada e distorcida; Presbiopia: dificulta a nitidez e o paciente não enxerga objetos mais próximos; Miopia:dificuldade para enxergar de longe.

O astigmatismo é um problema de visão bastante comum, causado por uma imperfeição na curva do olho e isso pode te acompanhar desde o seu nascimento ou ser causado por algum acidente, cirurgia ou lesão ocular.

O que é Presbiopia? Presbiopia é a dificuldade para enxergar de perto por conta do avanço da idade. Ela geralmente afeta quem tem mais de 40 anos, sendo popularmente conhecida como “vista cansada”. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, até 2030, cerca de 2 bilhões de pessoas terão presbiopia em todo o mundo.

Na hipermetropia, a pessoa enfrenta complicações para enxergar objetos bem próximos. Já no astigmatismo, a visão fica prejudicada pela pessoa não enxergar, com nitidez, nem de perto nem de longe.

Quem tem astigmatismo e miopia juntos não consegue enxergar claramente tanto de perto quanto de longe. Porém, a dificuldade para enxergar de perto é menos perceptível, sendo que a visão de objetos mais distantes fica mais borrada e embaçada.

No astigmatismo as luzes atingem o fundo do olho de formas diferentes, e por isso pessoas com o problema acabam tendo certa sensibilidade aumentada com a presença da luminosidade. Ou seja, se você sente essa dificuldade, desconfie.

A parte do globo ocular onde são formados as imagens do que podemos ver é a retina, sendo a camada mais interior do olho. Ela é um fino tecido nervoso que faz a transmissão das informações para o cérebro através do nervo óptico. Os cones e bastonetes são as células da retina que são sensíveis à luz.

Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino (espécie de lente natural) e é focada sobre a retina, que fica no fundo do olho. A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.

Córnea. É a parte anterior do globo ocular, protuberante e visível, como se fosse o vidro de relógio do olho. É totalmente transparente e, juntamente com a esclera, forma o envoltório externo do globo ocular.