Qual o local de projeção da imagem do olho com presbiopia?

Perguntado por: vbarreto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Com visão normal a imagem deve formar-se na retina, por sua vez, no olho com presbiopia a imagem forma-se atrás da retina, provocando problemas de visão ao perto (ver mal objetos próximos).

retina

No fundo do globo ocular, está a retina, que é sensível à luz e serve de anteparo para as imagens. As sensações luminosas, após serem captadas e projetadas sobre a retina, são enviadas ao cérebro pelo nervo óptico.

O principal sintoma é que os olhos vão perdendo a sua capacidade de focar em objetos próximos e/ou distantes, necessitando da utilização de óculos de grau ou lentes de contato para corrigir essa alteração.

O que é presbiopia? A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é a piora na visão natural da idade avançada. Conforme a idade vai avançando, é natural que as pessoas comecem a ter dificuldade de enxergar de perto, e esse “cansaço” da vista é chamado de presbiopia.

Portanto, a dificuldade de ler ou de realizar atividades manuais que requerem uma boa visão de perto, é o principal sinal da presbiopia.

A presbiopia é causada pelo endurecimento da lente do olho, que ocorre com o envelhecimento. À medida que sua lente se torna menos flexível, ela não pode mais mudar de forma para focar em imagens de perto. Como resultado, essas imagens aparecem fora de foco.

1) Exame de refração – ele mesmo, o famoso “exame de vista” Entre os exames de rotina de oftalmologia, começamos pelo procedimento mais popular desta lista! Ele é usado para identificar a existência de problemas como a miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e o astigmatismo.

A presbiopia pode ser dividida em alguns tipos, tendo como elemento de divisão o período e intensidade que se manifesta, sendo elas: incipiente, funcional, absoluta, prematura e noturna.

No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas. Para que uma pessoa hipermetrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.

Para a correção e tratamento de presbiopia são utilizadas lentes de contato chamadas bifocais ou multifocais. Nesse caso, as lentes mais comuns e utilizadas na correção da visão são as lentes multifocais.

Em resumo, a presbiopia é um problema ocular que afeta as pessoas entre os 40 e os 45 anos de idade. Nesse momento, os objetos próximos começam a parecer desfocados. Para ver perfeitamente um livro que está tentando ler, poderá ter que esticar os braços para mais longe dos olhos.

Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe.

Presbiopia: dificulta a nitidez e o paciente não enxerga objetos mais próximos; Miopia:dificuldade para enxergar de longe. Hipermetropia: dificuldade de enxergar de perto.

A Presbiopia, também conhecida por Vista Cansada, é uma alteração que surge após os 40 anos, e apresenta como sintoma a dificuldade que se passa a ter a partir desta idade, para enxergar objetos de perto, ler um livro, o cardápio de um restaurante ou a bula de um remédio.

Na hipermetropia, o globo ocular é muito curto ou a lente é demasiado plana, e a causa é geralmente genética, enquanto a presbiopia está relacionada com a elasticidade da lente e com a idade. A presbiopia causa uma diminuição da elasticidade, o que dificulta o foco das pessoas em objetos próximos.

O grau de presbiopia varia de 0 a 3graus. Conforme a nossa idade ele vai aumentando progressivamente e, de uma forma geral, entre os 60 e 70 anos atingimos o grau máximo de presbiopia.

Por fim, destacamos que quem precisa de óculos para leitura são pessoas com presbiopia, ou vista cansada, condição que se apresenta quando os olhos perdem, gradualmente, a capacidade de ver as coisas próximas com nitidez.

Para o teste, o paciente deve:

  1. ficar sentado à distância específica da projeção ou monitor com a tabela de Snellen;
  2. cobrir um dos olhos;
  3. ler em voz alta as letras que enxerga com o olho descoberto;
  4. repetir o processo no outro olho.

Nesse procedimento, o paciente se senta em frente ao quadro (com uma distância de cerca de 20 pés), e cada um dos seus olhos será avaliado quanto à capacidade de visão. O oftalmologista passará por cada uma das linhas, perguntando ao paciente que letras ele enxerga.