Qual o local de origem do carimbó?

Perguntado por: osilva9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Um ritmo, uma dança, uma identidade. O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Anualmente no dia 26 de agosto no município paraense de Belém, é celebrado o "Dia Municipal do Carimbó". E no dia 3 de novembro é celebrado o "Dia Estadual do Carimbó" no estado brasileiro do Pará.

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

James Orton Woodruff

A invenção do Carimbo
Talvez o mais convincente é James Orton Woodruff. Um norte-americano que entre 1864 e 1866 criou um negócio em massa para a produção de selos personalizados, através da vulcanização para melhorar a ferramenta que até então era utilizada, assemelhando-se ao que entendemos hoje por carimbo.

A origem da palavra carimbo
Pela etimologia, segundo o africanista Renato Mendonça e o etimólogo Antenor Nascentes o termo carimbo vem da palavra “ka'rimbu” do vocabulário quimbundo que é língua da família banta, falada em Angola pelos ambundos cujo significado é “marca”.

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

Carimbó é uma dança folclórica brasileira, típica do estado do Pará, na região Norte do Brasil. A dança surgiu no século XVII, e sua origem mescla as culturas e os costumes indígenas, africanos e europeus. O carimbó é dançado em pares, e uma de suas características são os movimentos giratórios.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para o país.

dionísica

A dança mais popular na época da antiguidade continua a ser a dionísica. Na verdade, a arte da dança era vista como um meio de comunicação entre mortais e imortais. O povo grego dançava durante rituais religiosos em homenagem ao deus Dionísio, embora a dança também estivesse presente em outros rituais.

A mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses.

A dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios. São as roupas e os movimentos giratórios, sobretudo das mulheres, que fazem a beleza da dança. As mulheres usam saias rodadas, volumosas, longas e bem coloridas, justamente para garantir o efeito do movimento giratório.

Gênero tipicamente paraense, o carimbó tem Pinduca (79 anos) e Dona Onete (77 anos) entre os principais representantes.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

O "xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia que conquistou a Europa. Trazido para o Brasil pelos colonizadores, espalhou-se do Rio Grande do Sul - onde coincidiu com a difusão da gaita - ao Nordeste - executada ao som das sanfonas.

O samba surgiu no começo do século XX e é uma influência da cultura africana em nosso país. Tem uma ligação com as rodas de dança que os negros escravizados realizavam nos seus poucos momentos livres. Essas rodas de dança, geralmente, eram puxadas por um ritmo musical obtido por meio dos batuques.