Qual o local da hematopoiese?

Perguntado por: lrebelo9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

medula óssea

Nas fases iniciais da vida do embrião a hematopoiese ocorre principalmente na vesícula vitelínica. Em seguida passa a acontecer no fígado fetal, e posteriormente se concentra predominantemente na medula óssea, onde continua até a vida adulta.

Órgãos hematopoiéticos
Esses órgãos são: medula óssea, linfonodos (gânglios linfáticos), baço e fígado. Produzem, no processo da Hematopoiese, os elementos do sangue: leucócitos, hemácias e plaquetas.

Órgãos hematopoiéticos: Primeiras células sanguíneas; mesênquima dentro do lúmen dos vasos primitivos; saco vitelínico e alantóide; primeiras fontes de célula ssanguíneas embrionárias; fígado fetal e baço fetais; medula óssea pós-natal.

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.

medula óssea

As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado.

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.

A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece. A célula que origina as células sanguíneas é chamada de célula progenitora ou célula-mãe, estas células existem em pequeno número no sangue e em maior quantidade na medula óssea.

As células progenitoras hematopoiéticas são as células estaminais com potencial para dar origem a todos os tipos de células sanguíneas. Este tipo de células está presente na medula óssea, no sangue periférico e no sangue do cordão umbilical.

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

INTRODUÇÃO: A hematopoese conceitua-se como o processo de regulação e produção contínua de células do sangue. Esse ciclo garante que o número de células especializadas seja reposto, além de auxiliar na homeostase em meio a situações que exijam do organismo uma produção acentuada, como processos infecciosos.

Existem três períodos hematopoéticos intra-uterinos: período embrionário, quando a hematopoese ocorre no saco vitelino; período hepato-esplênico ou fetal, quando a hematopoese ocorre no fígado e no baço e o período medular fetal, na medula óssea.

Eles distinguem-se em três tipos de granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os agranulócitos, dispõem seu núcleo sem lobulações, possuindo uma forma mais regular, e seu citoplasma não apresenta granulações especificas sendo chamados de mononucleares.

A medula espinal é a continuidade do sistema nervoso central e está localizada na coluna vertebral, portanto, remete-se ao sistema nervoso. Medula óssea está localizada na matriz óssea, principalmente nos ossos longos, sendo responsável pela produção das células que constituem o sangue.

A medula óssea é um tecido gelatinoso localizado no interior da cavidade dos ossos esponjosos e no canal medular da diáfise (parte cilíndrica do osso) dos ossos longos.

A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sanguíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares.

Que significa hematopoiese? Heme provém da palavra grega “haime” que significa “sangue”. Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas.

A produção de glóbulos vermelhos (eritropoiese) acontece na medula óssea sob o controle do hormônio eritropoetina (EPO).

As Hemácias são células circulares presentes no sangue que vivem no organismo por 120 dias e, ademais, são formadas de hemoglobina e globulina. A hemoglobina, uma proteína vermelha que contém ferro, é considerada a principal proteína intracelular das hemácias, e sua função é transportar o oxigênio no sangue.

O tecido sanguíneo está localizado no interior de alguns ossos e possui diversas funções. Hemácias, leucócitos e plaquetas são células sanguíneas. O sangue, ou tecido sanguíneo, é formado no tecido hemocitopoético.

Os elementos figurados do sangue são as hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, que estão suspensos no plasma. O plasma é o líquido intercelular que dá as propriedades líquidas ao sangue.