Qual o local certo para aplicar injeção no glúteos?

Perguntado por: eornelas2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A região preferencial é a ventro-glútea, por ser livre de vasos e nervos importantes, sendo o tecido subcutâneo de menor espessura, com poucos efeitos adversos e menos dor local. Outros locais alternativos para aplicação são o músculo vasto lateral da coxa, o reto femoral e a região dorso glútea.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

Lesões de nervos
Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático). Este erro pode comprometer equilíbrio e movimentação da perna, pés e dedos do lado atingido e até mesmo afetar o crescimento da perna (em crianças).

Sangramento no local de aplicação
É normal que uma pequena quantidade de sangue apareça durante a aplicação. Esse sangramento, que geralmente é causado quando a agulha atinge um vaso sanguíneo pequeno, pode ser interrompido, pressionando o local com algodão. Além disso, o paciente deve: Evitar esfregar o local.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Dorso-glúteo: deitado em decúbito lateral e aplicar somente no quadrante superior externo. Delimitam-se os quadrantes com traçado de 2 eixos: um horizontalmente, com origem na saliência mais proeminente da região sacra; e outro verticalmente, passando pelo centro da região glútea.

A região glútea é a área posterior à cintura pélvica, entre a crista ilíaca e a prega glútea inferior.

O bisel corresponde à ponta da agulha. Quando é TRIFACETADO ele tem um desenho, um formato que apresenta três superfícies, 3 facetas ( isso serve para reduzir desconforto e menor dano possível nos tecidos).

Permanecer com algodão na mão não dominante; Segurar a seringa com a mão dominante como se fosse um lápis; Com a mão não dominante, fazer uma prega na pele, na região onde foi feita a antissepsia; Nesta prega cutânea, introduzir a agulha com rapidez e firmeza, com ângulo de 90º (perpendicular à pele);

Posições do Bisel de Acordo com a via de administração

  • Para Aspiração de Medicamentos. Bisel voltado para BAIXO para melhor aspiração completa de conteúdo dentro de uma ampola/frasco ampola.
  • Para Vias Intradermica, Subcutânea e Endovenosa. Bisel voltado para CIMA: ...
  • Para Via Intramuscular.

Ele passa inferiormente ao músculo piriforme, acompanhado pelo nervo cutâneo femoral posterior, pelo nervo pudendo, pela artéria e pela veia pudendas internas e pelo nervo, artéria e veia glúteos inferiores. Depois, o nervo ciático continua o seu trajeto através da coxa posterior.

Os principais sintomas de problemas no nervo ciático são as dores na parte posterior da perna e glúteo, dores na perna em forma de choque, queimação e formigamento. Em casos mais graves, a ciatalgia pode causar perda de força e mobilidade dos membros inferiores.

pontadas nessa região do corpo; formigamento nos pés e nas pernas; dificuldade de andar e de se manter ereto; dormência na porção inferior do corpo.

Em injeções intramusculares ou subcutâneas, a aspiração (o ato de puxar o êmbolo para trás) é indicada para checar se o bisel (a ponta da agulha) não está dentro de um vaso. Então se estiver, há o risco do medicamento atingir a via endovenosa.

Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°. O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.

Dentre os casos de aparecimento de complica-ções pós-injeções intramusculares, tomou-se conheci-mento, em nosso meio, de pacientes apresentandonecrose, hipertrofia no músculo deltóide e necrose nomúsculo glúteo, após aplicação de medicamentos porvia intramuscular.

O glúteo mínimo é um pequeno músculo triangular localizado profundamente na região posterior do quadril. Ele se estende da superfície glútea do ílio até a extremidade proximal do fêmur. O glúteo mínimo pertence ao grupo dos músculos glúteos, juntamente com o glúteo máximo, o glúteo médio e o tensor da fáscia lata.

O músculo glúteo máximo é um músculo da região glútea. O glúteo máximo é um músculo largo, classificado assim quanto à sua forma.