Qual o livro mais antigo que a humanidade consegue comprovar?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Vedas

O mais antigo e sagrado é o Rig Vedas. Vedas significam “saber e conhecimento”. É considerada pela história a escritura sagrada mais antiga da humanidade.

o veda

Entre os mais antigos, estão o veda, do hinduísmo, que terá sido redigido entre 1500 e 1300 a.C. Existe uma enorme diversidade de formas de textos religiosos, eles podem aparecer nos formatos de livros, pinturas, imagens, vitrais, esculturas, quadros, construções arquitetônicas, mandalas, etc.

a Bíblia

O primeiro livro impresso no mundo foi um avanço conquistado pelo homem durante a Idade Média, no século XIV. Este livro só foi possível graças à invenção da prensa com tipos móveis de Johannes Gutenberg. A obra escolhida para a primeira impressão da história foi a Bíblia.

1) Códice Leicester
O livro mais caro do mundo é o Códice Leicester de Leonardo da Vinci. Em novembro de 1994, a obra foi vendida para o bilionário Bill Gates pelo valor atual de R$ 30 milhões, tornando-se assim a obra mais valiosa do mundo inteiro.

Investigações acadêmicas concluem que esses textos têm de 2,7 mil a 3 mil anos e, eventualmente, mais do que isso, já que eram transmitidos de maneira oral", diz o rabino Uri Lam, da congregação israelita Templo Beth-El, de São Paulo.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época. Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV.

Com textos rascunhados em folhas de papiro milenares, a Bíblia é o livro mais vendido da humanidade, tendo sido escrita por 40 pessoas entre 1500 a.C. e 450 a.C. O folclore em torno dos evangelhos dá conta de que seus autores eram homens iluminados, tocados pela mão divina.

Entre os mais antigos, estão o Rigveda, do hinduísmo, que terá sido redigido entre 1 500 e 1 300 a.C.. A primeira escritura impressa para distribuição em massa foi o Sutra do Diamante, um texto budista, de que é conhecida uma edição de 868 d.C.

Gênesis

Primeiro livro: Gênesis
A primeira conta sobre a criação do mundo por Deus, os primeiros seres da terra, até o chamado do profeta Abraão por Deus.

O Alcorão, a Torá e a Bíblia são livros que guardam as palavras e as ideias fundamentais de três grandes religiões do mundo.

O primeiro livro impresso do mundo é a Bíblia de Gutenberg, de 1455.

A cópia em exposição na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é um exemplar completo em pergaminho e uma das três cópias perfeitas feitas neste material no mundo. Os outros estão na Bibliothèque Nationale, em Paris, e na Biblioteca Britânica, em Londres.

a Bíblia

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas.

A Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada ocupa, há mais de 50 anos, o primeiro lugar neste ranking exclusivo. Com mais de 3,9 bilhões de cópias espalhadas por todo o mundo e traduzida para mais de 3 mil idiomas e dialetos, a Bíblia é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para os Cristãos.

Ao mesmo tempo, o nome divino era considerado sagrado demais para ser pronunciado. Por esse motivo, foi substituído vocalmente no ritual da sinagoga pela palavra hebraica Adonai ("Meu Senhor"), traduzida como Kyrios ("Senhor") na Septuaginta - a versão grega das Escrituras Hebraicas.

Infelizmente, a Bíblia é uma das obras mais alteradas do mundo.