Qual o limite para o teste do bafômetro?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O texto publicado no "Diário Oficial da União" estabelece que, no caso do teste do bafômetro, o limite para que o condutor não seja multado passa de 0,1 miligramas de álcool por litro de ar para 0,05 mg.

Vamos fazer algumas simulações: Uma pessoa de 90Kg metaboliza 9g de álcool/hora. Uma lata de cerveja (330ml) fornece 16g de álcool, logo uma pessoa de 90Kg demora 1,6 horas (mais precisamente 1h e 36 min) para eliminar todo o álcool de uma latinha.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Agora você já sabe que a ingestão de vinagre antes de realizar o teste do bafômetro não vai surtir efeito nenhum.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Até 0,04 mg/L = condutor liberado; Entre 0,05 mg/L a 0,33 mg/L = infração gravíssima; Igual ou superior a 0,34 mg/L = crime de trânsito.

Beba água. Beber bastante água é fundamental. Pois o álcool causa desidratação e água vai cuidar para fazer a reidratação do seu organismo.

Fórmula: concentração de etanol no sangue = (volume ingerido * percentual de etanol da bebida * 0,8) / (peso * 0,6).

Bebidas com teor alcoólico acima de 30% poderão ter advertência na embalagem.

Embora você não seja obrigado a fazer o teste do bafômetro, a recusa também caracteriza uma infração gravíssima. Isso significa que, ainda que você não realize o exame, receberá as mesmas punições administrativas do motorista que fez o teste e teve sua embriaguez constatada.

Na hora de fazer o bafômetro, 0,1 mg de álcool por litro de baforada corresponde a 2 decigramas (dg) da substância por litro de sangue. Para atingir essa concentração, basta uma tulipa de chope ou uma taça de vinho.

Lembre-se: em média, o fígado demora cerca de uma hora para metabolizar o que chamamos de dose padrão – uma latinha de cerveja (330ml), uma taça de vinho (120 ml) ou uma dose de 30 a 40 ml de destilado. Assim, se o indivíduo toma uma cerveja, o fígado precisa de uma hora para metabolizar o álcool ingerido.

Deixar de soprar o etilômetro não absorve a pessoa da multa, isso é fato. Contudo, é normal ficar na dúvida sobre aceitar ou não passar pelo teste. Para ser bem claro, caso recuse o teste do bafômetro, é garantida a autuação. Por outro, ao assoprar o bafômetro, existe o risco de ser acusado de crime de trânsito.

A lei estabeleceu tolerância de 0,06% de álcool no sangue. Uma concentração superior rendia uma infração gravíssima com multa multiplicada por cinco, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo. Motoristas envolvidos em acidentes e com sinais de embriaguez deveriam se submeter ao teste do bafômetro.

Por fim, vale lembrar que o limite de tolerância na Lei Seca continua zero. No entanto, existe um limite mínimo, para fins legais, que é de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expedido nos pulmões. Até esse limite, o motorista está “apenas” cometendo uma infração de trânsito; a partir disso, já é considerado crime.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

O teor alcoólico sanguíneo é a medida da quantidade de álcool no corpo. Então, um TAS de 0,10% significa que há 1 parte de álcool para 1000 partes de sangue. Geralmente, isto é usado em testes médicos ou policiais, como quando é preciso determinar se alguém bebeu demais antes de dirigir.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece um limite aceitável de 0,5 g/L no sangue para motoristas em geral e abaixo de 0,2 g/L para condutores com até 21 anos. Antes de 2008, a Lei brasileira tolerava até 0,6 g/L, mas depois ficou mais rígida, com tolerância zero ao álcool.

O consumo tem que ser feito antes, para que haja o retardo da absorção do álcool em seu organismo. 6 - Comer um doce corta o efeito do álcool. A glicose auxilia na eliminação do álcool do organismo. Dê preferência aos alimentos ricos em açúcar natural, como as frutas.

Trata-se do Myrkl, medicamento que promete acabar com a ressaca da bebedeira e garantir o vigor no dia seguinte. Segundo ofabricante, o remédio funciona por até 12 horas no organismo e decompõe o álcool no intestino antes de chegar ao fígado.