Qual o limite máximo do PSA?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

Assim, quando a relação entre o PSA livre e o total é superior a 25% o paciente normalmente está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urnária e é tratado com a toma de antibióticos.

A relação entre o PSA livre e o PSA total deve permanecer acima de 20%. Desta forma, quando abaixo desse nível (20%) maior a chance do paciente ter de câncer de próstata.

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

Valores acima de 11% indicam um maior risco de câncer, isso porque células malignas produzem mais PSA do que células normais, e o paciente deverá se submeter a uma biópsia.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

É muito comum que existam dúvidas sobre a existência de alguma forma caseira ou remédio natural que tenha efeito sobre a próstata e o PSA. O especialista afirma que atualmente, em 2021, não é conhecida pela ciência nenhuma medicação caseira com o poder de diminuir os valores do PSA.

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.

Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia. Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Refinamento do PSA. Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado.

Classicamente, um valor de PSA acima de 4,0 (a unidade de doseamento é ng/ml, ou seja, nanograma por mililitro) era considerado suspeito. Um valor inferior a 4 não mereceria biópsia, um valor superior a 10 era francamente suspeito e considerava-se que um valor entre 4 e 10 se situava na chamada “zona cinzenta”.

A causa exata do aumento da próstata ainda é desconhecida. Fatores relacionados ao envelhecimento e aos próprios testículos podem desempenhar um papel no crescimento dessa glândula. O crescimento natural da próstata ocorre na maioria dos homens conforme eles vão envelhecendo.

O tamanho normal da próstata de um adulto jovem saudável costuma ser 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas. As dimensões da próstata são semelhantes à de uma noz.

Aumento do número de vezes que se urina durante a noite. Dor/sensação de peso abaixo do umbigo; Sensação de não esvaziar completamente a bexiga; Ficar a pingar urina no fim de urinar.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.

Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Sangue na urina ou no sêmen; Dor ou queimação ao urinar ou ejacular; Dor ou rigidez frequente na parte inferior das costas, nos quadris, na área pélvica ou retal ou na parte superior das coxas; Jato urinário fraco ou gotejamento de urina.

Estágios do câncer
Estágio I. cT1, N0, M0, grau grupo 1 (pontuação de Gleason até 6), PSA menor que 10; ou cT2a, N0, M0, grau grupo 1 (pontuação de Gleason até 6), PSA menor do que 10; ou pT2, N0, M0, grau grupo 1 (pontuação de Gleason até 6), PSA menor do que 10.

Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

Os níveis de PSA tendem a aumentar com a idade de forma natural, mesmo quando não existe nenhuma patologia associada. Assim sendo, o mesmo valor em homens de idades distintas representam riscos diferentes. Isto é, por exemplo, um valor de 4,5 ng/mL pode ser normal aos 70 anos, mas não aos 40, por exemplo.