Qual o limite do perdão de Deus?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Não há limites para dar ou pedir perdão (Mt 18,21-35)

O conceito de perdão pode, claramente, ser entendido num diálogo de Pedro e Jesus. A pergunta foi “quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim?”. Ao que Jesus respondeu: 70×7! Certamente, não foi um limite numérico que o mestre colocou (490 vezes), mas sim que devemos estar sempre prontos a perdoar.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Jesus também nos dá a resposta. Depois de dizer que devemos perdoar 70x7 vezes, Jesus contou uma parábola sobre um homem que devia muito dinheiro ao seu patrão. Ele devia tanto que nunca poderia pagar, nem se tivesse várias vidas!

Essa frase é um simbolismo, o 70×7 quer dizer perdoar infinitas vezes.

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

Como se perdoar

  1. Pare de racionalizar ou justificar o que aconteceu. ...
  2. Tente entender suas motivações. ...
  3. Reconheça a diferença entre culpa e vergonha. ...
  4. Considere como você pode ajudar a perdoar. ...
  5. Concentre-se em aprender com a experiência. ...
  6. Compreenda seus sentimentos e emoções.

O que impede você de perdoar é sua rigidez e orgulho próprio, afinal você nunca pode sair por baixo, não é mesmo? Perdão não é sinônimo de aceitação cega dos atos de outra pessoa, muito menos o esquecimento do passado (habilidade que só quem tem Mal de Alzheimer tem).

Após Judas Iscariotes comer o pedaço do pão molhado com o vinho dado por Jesus ficou tomado por Satanás.

Perdoar é muito importante porque nos livra da raiva, rancor, tristeza e outros sentimentos desagradáveis. Ao realizar o ato de perdoar, tem-se uma oportunidade de se libertar das amarras que trazem peso negativo para nossas vidas. É um símbolo de inteligência emocional e, em muitos momentos, de amadurecimento pessoal.

O sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

Venial e mortal
Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. Uma vida de oração inclui a exposição de suas angústias, questionamentos, agradecimentos pelas bênçãos recebidas e exaltação ao Seu nome. Por meio da oração, nós conseguimos contato com os céus, sendo ela o nosso meio de comunicação com o divino.

Podemos dizer que o perdão é o estágio mais concreto do amor!
...

  • 1 – Negação. ...
  • 2 – Raiva. ...
  • 3 – Barganha. ...
  • 4 – Depressão. ...
  • 5 – Aceitação.

A seguir estão os sete passos a serem seguidos para perdoar alguém:

  1. Identifique a sua mágoa. Localize a verdadeira fonte de sua dor, se necessário vá até as profundezas do seu ser para achá-la. ...
  2. Reconheça que você tem emoções dolorosas. ...
  3. Perdoe a si mesmo. ...
  4. Tenha empatia. ...
  5. Perdoe. ...
  6. Tenha gratidão. ...
  7. Permita-se amar novamente.

O perdão não é um ato. É um processo que visa cessar o ressentimento contra outra pessoa ou contra si mesmo. Esse ressentimento é decorrente de uma ofensa, por diferenças, erros ou fracassos. Por algo que tenha potencial de magoar.

22 Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

Efésios 5. Os santos são exortados a evitar a impureza e a andar retamente — Marido e mulher devem amar um ao outro. 1 Sede, pois, aimitadores de Deus, como filhos amados; 2 E aandai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e bsacrifício a Deus, em ccheiro suave.