Qual o limite de peso da mala?

Perguntado por: iibrahim5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Peso. A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. O valor do excesso de bagagem por peso não é uma regra única.

As malas despachadas que podem ter até 23kg costumam ter as medidas de 50 x 80 x 28cm (comprimento x largura x altura), conhecido como o tamanho médio (M) de mala de viagem.

Excesso de bagagem na Azul
Caso o cliente ultrapasse a cota de 23 kg ou as dimensões máximas permitidas (158 cm na soma de todos os lados), será cobrado R$ 220 por peça no aeroporto.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

Posicione a bagagem no centro da balança se ela for muito pesada. Ponha um banco ou algo similar no centro da balança se sua mala é muito grande ou pesada para segurar. Zere a balança para que o peso do banco não apareça ou subtraia-o do valor total depois de posicionar sua bagagem sobre ele.

Já a bagagem despachada pode ser de até 23 kg na tarifa Promo e 2 peças de 23 Kg cada na tarifa Top, sem cobrança extra. Se não forem cumpridos, sua mala poderá ser despachada. Por isso, é importante pesar sua mochila antes para saber se ela poderá embarcar com você no avião.

Os itens proibidos são armas, objetos cortantes e produtos inflamáveis e explosives, entre outros que representem risco à segurança do voo. Objetos de valor e eletrônicos são até recomendados, pois tablets, celulares e notebooks ajudam a se distrair em viagens longas de avião.

Na lista do que não pode levar na bagagem despachada, as companhias aéreas incluem joias, dinheiro e objetos de valor. Essa orientação é uma medida de segurança para o próprio passageiro. Ao despachar uma bagagem, existe o risco de que ela seja extraviada ou até danificada e violada.

Sim, você pode levar comida no avião.
Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS.

No geral, é possível usar chinelos em um voo, mas há algumas situações em que eles não são uma boa opção. Se o seu voo for longo ou tiver algum atraso, os chinelos podem não ser a melhor escolha. Além disso, se o avião estiver muito cheio, os chinelos podem torná-lo mais propenso a escorregões e quedas.

Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm. Lembre-se de casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Em voos domésticos e internacionais partido de aeroportos brasileiros, a mochila para ser considerada bagagem de mão, deve medir no máximo 55 x 35 x 25 cm (altura, largura e profundidade), incluindo bolsos, rodas e alça e não pode pesar mais que 10Kg .

Pode! Porém é importante observar algumas condições para não ter problemas. A mala precisa ser proporcional ao período da viagem.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

A medida define que o despacho de uma mala de até 23 quilos em voos nacionais e até 30 quilos em voos internacionais deve ser gratuito sempre. O Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (17) a Medida Provisória que flexibiliza regras do transporte aéreo (MP 1089/2021).

Itens que não pode levar na mala de mão:

  • Armas.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes.
  • Ferramentas de trabalho.
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.
  • Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.

A bagagem de mão de até 10 kg faz parte das regras de embarque para voos domésticos e internacionais. Caso a mala do passageiro ultrapasse esse limite, é necessário pagar uma taxa para que a ela seja despachada no compartimento de cargas do avião.

A bagagem de mão deve ter 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Além disso, deve pesar, no máximo, 10 kg. Caso ela ultrapasse esses padrões, o passageiro será obrigado a despachá-la no momento do check-in e poderá pagar uma tarifa extra pelo serviço, a partir de R$ 59.