Qual o limite da próstata aumentada?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves. É bom que se diga: próstata aumentada não é um câncer, nem aumenta o risco de tumor na próstata.

Em homens adultos jovens, a próstata costuma ter 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 cm3 (ou 15 a 20 g). Mas com o avançar da idade, principalmente sobre a influência do hormônio masculino, a glândula pode crescer gerando a hiperplasia benigna da prostáta (HPB).

De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.

4 cm de largura; 2 cm de profundidade; Cerca de 20 gramas de peso.

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

O câncer de próstata ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células da próstata, culminando em tumor maligno que pode acometer apenas a glândula ou se estender local ou sistemicamente, que é o caso das metástases.

Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Agem imediatamente desde os primeiros dias de uso.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

A cirurgia da próstata – a prostatectomia radical – é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.

Quais são as causas da próstata aumentada ? Geralmente a hiperplasia benigna da próstata (HPB) é a principal causa da próstata aumentada. Porém a próstata aumentada também pode ser causada por doenças mais graves como por exemplo, prostatite ou câncer.

A próstata aumentada, também designada por Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), é uma das doenças mais frequentes nos homens. Esta patologia resulta do crescimento anormal do número de células prostáticas, o que leva à compressão da uretra e respectivas queixas urinárias.

A próstata aumentada ocorre quando a glândula prostática incha de maneira silenciosa e gradativamente, e pode obstruir parcial ou totalmente a uretra. Na maior parte dos casos, esse problema benigno não provoca alterações na saúde, no entanto, é importante a consulta com um urologista.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.