Qual o limite da prolactina?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).

São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).

Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

Prolactina alta
Geralmente, a condição é causada por doenças da parede torácica, uso de medicamentos, estresse e doenças no sistema nervoso. Nas mulheres, os fatores causais mais comuns são a gravidez, Síndrome do Ovário Policístico e excesso de estímulos nos mamilos.

A principal causa fisiológica do excesso de prolactina é a gravidez. A concentração de prolactina no sangue cresce de maneira significativa ao longo da gravidez e também no período da amamentação. Os valores de prolactina em função da gravidez e amamentação costumam ser variáveis, podendo variar de 35 à 600 ng/mL.

Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.

Porém, é mais comum do que se parece o resultado dar acima de 100 ng/mL, já que o uso de remédios ou a presença de micro tumores alteram os valores. Se o valor estiver acima de 250 ng/mL, provavelmente você pode estar com um tumor maior.

Prolactina - R$28,00 - Labi Exames.

O Laboratório Cristália lança o medicamento CabeRedux (cabergolina 0,5mg), indicado especificamente para reduzir os níveis do hormônio prolactina e regularizar o ciclo menstrual.

Os valores adequados são de aproximadamente 25-29 ng/ml (nanogramas por mililitro de sangue) para mulheres e 17-20 ng/ml para homens. Valores acima de 100 ng/ml sugerem alterações hipofisárias, como eventualmente a presença de um tumor secretor de prolactina.

A vitamina B6 também estimula a libido, controlando os níveis de prolactina para que eles não se elevem.

Prolactina alta
Além do ganho de peso, outros sintomas podem ser observados, como a cefaleia e a produção de leite sem que haja amamentação. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Qual a dieta alimentar para diminuir a prolactina?

  • funcho;
  • feno grego;
  • aveia;
  • sésamo, amêndoas, avelãs, cominhos;
  • anis verde;
  • manjericão.

Responsável por detectar alterações nas células do colo do útero – e assim identificar possíveis focos de câncer do colo uterino – é recomendado pelos ginecologistas que seja feito após 10 ou 20 dias do fim do ciclo menstrual, pois a presença de sangue pode influenciar no resultado do exame.

A prolactina é um hormônio importante para a fertilidade, ele é responsável pela produção do leite materno através das glândulas mamárias, além disso, contribui para o equilíbrio do sistema reprodutivo. Porém, quando existem taxas elevadas de prolactina (hiperprolactinemia), esse hormônio pode dificultar a gravidez.

No lado oposto da hiperprolactinemia, está a prolactina baixa. A concentração do hormônio é considerada inferior ao adequado quando os valores são menores que 2,8 ng/ml em mulheres não grávidas ou menores que 9,7 ng/ml em gestantes e lactantes.

Orientações Gerais
Não realizar atividade física nas 12 horas que antecedem a coleta. Informar a data da última menstruação. Nas 12 horas que antecedem o exame, não massagear os seios. Nas 12 horas que antecedem o exame, não ter relações sexuais.

A adenohipófise ou lobo anterior da hipófise é uma glândula que produz diversos hormônios e, entre eles, a prolactina (LTH ou PRL). Esta última atua sobre os ovários, secretando a progesterona, e estimula a produção de leite.