Qual o leite que o governo fornece gratuitamente?

Perguntado por: fbarreto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

O Programa Leite das Crianças (PLC) é um auxiliar no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite a crianças de seis a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo regional.

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda de até 25% do salário mínimo (R$ 1.100) por pessoa, compostas por idosos acima de 60 anos ou com crianças entre seis meses e cinco anos e 11 meses de idade, podem se inscrever no programa Viva Leite.

Localize o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) mais próximo para se cadastrar no sistema; 2. Em seguida, apresente nos locais cadastrados como pontos de distribuição os seguintes documentos: documento pessoal com foto.

Para receber o benefício, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais no município de São Paulo, o CadÚnico. Elas também precisam morar na capital paulista e assinar na escola o termo de adesão ao programa.

O leite entregue aos beneficiários é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D e, durante a pandemia da Covid-19, o Projeto foi ampliado e reforçou a alimentação de pessoas acima dos 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

O cadastro acontece após o atendimento da criança pelo(a) médico(a) Gastropediatra que faz parte da comissão avaliadora do programa. Para marcar uma consulta, é necessário ter um encaminhamento médico para a Gastropediatria, além do cartão do sus da criança.

Crianças portadoras de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) têm direito a receber do SUS a Fórmula de Aminoácidos Livres (NEOCATE) para complementação alimentar, mesmo quando já maiores de dois anos de idade se houver recomendação médica ou nutricional que justifique.

Atenção! Não é necessário ferver o leite do Projeto, mas se desejar ferver, não jogue a nata fora, pois os nutrientes podem ficar aderidos à nata.

O Programa Viva Leite é um programa do Governo Estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado. Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. A prioridade é atender famílias com renda mensal per capita de até ¼ do salário mínimo.

Nesse caso, o leite mais apropriado para ser oferecido às crianças até um ano é a Fórmula Láctea Infantil.

Como realizar o cadastro na Capital e Grande São Paulo
O interessado deverá acessar o nosso site www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br clicar em Ações de Proteção Social, após em Vivaleite, onde no final da página encontrará o link “endereço das entidades parceiras”.

Desta forma, todos os alunos voltam a receber os 4 quilos deste último bimestre do ano e aqueles que receberam 1 quilo no bimestre passado receberão a reposição dos 3 quilos faltantes. O Programa Leve Leite distribui quatro quilos de leite em seis bimestres anuais.

Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente 5 a 6 copos de leite, de preferência, o desnatado. Essa quantidade pode causar incômodos gastrointestinais e nesse caso, o leite longa vida com baixa lactose em embalagem da Tetra Pak é uma boa indicação.

Clique aqui para buscar o CRAS mais perto de você. Web : Você pode acessar o aplicativo do Cadastro Único no formato Web no seguinte link: cadunico.cidadania.gov.br ou baixando gratuitamente pelas lojas: GooglePlay (Android) ou Apple Store (IOS) (clique aqui).

Também é possível ter acesso ao NIS do dependente com o uso do aplicativo do governo Gov.br ou no Meu INSS. Basta acessar uma das plataformas e realizar o login com CPF e senha cadastrada. Ao acessar, clique na opção “Meu cadastro”. Irão aparecer todos os dados, incluindo o NIS do dependente.

O cadastramento é feito de forma simples, através do preenchimento de informações com o nome do estabelecimento, CNPJ, e-mail e telefone, no site: maispaoeleite.com.br/credenciamento.

“É necessário que os beneficiários busquem as centrais portando o documento de identificação e CPF, das 8h às 16h30, sendo que apenas as pessoas cadastradas como responsáveis pela criança, com limite de duas, poderão receber o produto”.

O Governo do Estado de São Paulo entregará 55 milhões de litros de leite até o final de 2023, beneficiando 308 mil crianças em todo o estado. Serão 4,6 milhões de litros de leite entregues por mês, por meio do Vivaleite, maior programa de distribuição de leite pasteurizado e enriquecido do Brasil.