Qual o leite que não tem carboidrato?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Para começar, temos o leite de coco — que costuma ser um leite bem presente nas receitas low-carb. Seja na sua forma normal, seja na forma de leite de coco em pó. E a boa notícia é que ele é um tipo de leite vegetal que não tem praticamente nenhum carboidrato.

Posso beber leite na dieta cetogênica? O leite é uma ótima fonte de cálcio e vitaminas do complexo B – mas será melhor escolher amêndoa, coco e alternativas semelhantes com baixo teor de carboidratos.

O principal carboidrato do leite é a lactose. É produzida pelas células epiteliais da glândula mamária e é a principal fonte de energia dos recém-nascidos. Além da lactose, podem ser encontrados no leite outros carboidratos, como a glicose e a galactose, mas em pequenas quantidades.

Leite semidesnatado
O leite parcialmente desnatado, conhecido como semidesnatado, passa por processos industriais que removem a chamada matéria gorda. Assim, o teor fica entre 0,6% e 2,9%. É uma opção mais compatível para quem segue uma dieta sem restrição total de gorduras.

Leite desnatado

Leite desnatado e semidesnatado
É um excelente aliado para todas as dietas e uma boa transição ao paladar para quem deseja migrar do integral para o desnatado. Já o leite desnatado é uma versão ainda mais saudável com menos de 0,5% de gordura.

Nesse caso, fique de olho apenas na quantidade consumida por dia. “A aveia tem carboidratos, então o ideal é não ultrapassar o consumo de 30 gramas por dia”, diz Lívia Hasegawa, nutricionista com especialização em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Alguns queijos mais maturados chegam a ter virtualmente zero carboidrato. Os queijos com menos carboidratos mais comumente encontrados no Brasil são o provolone, o parmesão, a muçarela e o prato. Fora esses existem outros muitos tipos de queijo, todos eles com alguma quantidade de carbo.

Resumindo: o leite em pó não é adequado a uma dieta low-carb. E nem deveria ser consumido por pessoas que prezam por um maior controle da insulina — como diabéticos, por exemplo. Até agora, vimos que o leite dificilmente se encaixa numa dieta low-carb ou cetogênica.

Iogurte natural sem açúcar, leite de amêndoas, leite de coco, queijos como cottage, Brie, parmesão, cheddar, feta, suíço, mussarela e cream cheese são permitidos na dieta cetogênica pois são ricos em gorduras e proteínas.

Feijão. Que o arroz e o feijão são a combinação perfeita para a nossa saúde você já sabe. Porém, o que talvez você não saiba é que uma xícara (chá) de feijão tem 21 gramas de carboidratos e, em razão disso, a ingestão diária desse alimento nos fornece boas doses de potássio e ferro, além de proteínas e fibras.

“Leite” de Soja
O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. O “leite” de soja é considerado a opção não láctea mais próxima ao leite de vaca.

A verdade é que o leite puro, seja ele integral ou desnatado, não tem adição de açúcar. Já os compostos lácteos para crianças contém flavorizantes, que conferem o sabor doce desses produtos.

É considerado como leite magro ou leite desnatado, aquele em que a gordura foi eliminada, possuindo, no máximo, 0,5% de gordura, através de um processo chamado de centrifugação.

Analisando vários estudos sobre o assunto, os autores concluíram que não houve vantagem em relação a perda de peso com o consumo de leite desnatado, comparado com o leite integral ou semidesnatado.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes.

Leite de arroz
O leite de arroz é o menos alergênico dos leites não lácteos. Isso o torna uma opção segura para substituir o leite por quem temalergias ou intolerâncias a laticínios, glúten, soja ou nozes.