Qual o legado de Florence Nightingale para o ensino de enfermagem?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

De volta à Inglaterra, Florence Nightingale trabalhou incansavelmente para promover as causas que lhes eram tão queridas: reformar o serviço médico do exército, mudar a estrutura hospitalar, desenvolver a medicina preventiva e melhorar o status e o treinamento dos enfermeiros.

Nightingale escreveu a importância a respeito das vantagens da recuperação dos efeitos imediatos da cirurgia em uma unidade separada do hospital, observando seu cuidado de evitar infecções cruzadas vindas de outros pacientes enfermos e um cui- dado melhor assistido.

Florence Nightingale contribuiu, em sua época, para a melhoria e o desenvolvimento da saúde, mantendo-se, até os dias atuais, como fonte de inspiração e alvo de pesquisa para estudiosos em todo o mundo.

Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854. Ao retornar da guerra, esta se tornara uma figura popular nacionalmente; seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo.

Ao estabelecermos uma relação entre o atual cenário mundial e o contexto histórico de reconhecimento, controle e prevenção de doenças é possível perceber que as medidas de prevenção e controle ao novo coronavírus, de certa forma, aproximam-se aos postulados da enfermeira Florence Nightingale.

Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia. Devido aos seus esforços e estudos, Florence conseguiu a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, um marco para a história da Enfermagem contemporânea.

Possuidora de incomum conhecimento para a época, Florence pode ser considerada a primeira pesquisadora de enfermagem no mundo, nasceu em 12 de maio de 1820 e faleceu em 13 de agosto de 1910. Ana Néri foi a pioneira da enfermagem no Brasil.

A luz natural passou a ser importante a partir de Florence Nightingale que valorizou a radiação solar para higienizar o ambiente e animar os pacientes, pois interferia nas sensações de relaxamento e de estímulo.

Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes e é este produto que fundamenta a teoria ambientalista, assim, a teoria tornou-se conhecida, pois trouxe resultados inovadores ao tratamento de doentes, na manutenção de um ambiente favorável no sentido de facilitar o ...

De volta à Inglaterra, Florence Nightingale trabalhou incansavelmente para promover as causas que lhes eram tão queridas: reformar o serviço médico do exército, mudar a estrutura hospitalar, desenvolver a medicina preventiva e melhorar o status e o treinamento dos enfermeiros.

Frase de Florence Nightingale: "A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo.

Preconizava a idéia de que a saúde era não apenas estar bem, mas ser capaz de usar toda a nossa capacidade." Florence julgava que o propósito da enfermagem era"colocar-nos na melhor condição possível para que a natureza possa restaurar ou preservar a saúde, prevenir ou curar as doenças"(Palmer,1983 apud Atkinson).

Os soldados fizeram dela o seu anjo da guarda e a imortalizaram com o apelido de a “Dama da Lâmpada”, porque, de lanterna na mão, Florence percorria as enfermarias, atendendo aos doentes durante a noite.

Há exatos dois séculos nascia Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Na época em que viveu, ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois percorria as enfermarias com uma lanterna na mão.

A visão de Florence objetivava priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso faria um diferencial na recuperação dos doentes, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista.