Qual o lado emocional do corpo?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Já o lado esquerdo do corpo, com funções ordenadas principalmente pelo hemisfério cerebral direito, concentra os fluxos e as atividades animados pela força Yin (o princípio feminino do psiquismo), e manifesta o “Eu Guiado pela Emoção e o Eu Receptivo”.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos. A primeira parte do intestino delgado chama-se duodeno e tem a forma de uma alça, onde se encaixa o pâncreas.

Mudanças no apetite e no peso, fadiga, dores na cabeça e no corpo, tensão na nuca e nos ombros e até imunidade baixa podem fazer parte do quadro de tristeza.

O lado esquerdo mostra no esquema corporal o coração que é símbolo da emoção e também é o lado do inconsciente, pois é o lado menos trabalhado, e nele existem muitas emoções perdidas e não trabalhadas, por isso o associamos ao impuro e ao escuro, pois está mal resolvido e escondido.

Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves. Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Algumas desordens emocionais podem ocasionar inflamações nas articulações, músculos e ossos, tal como rigidez articular, dores ósseas, contraturas e deformidades posturais. Além disso, por causa do estresse, a pessoa pode sentir grandes tensões musculares e dores nas costas.

Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.

Uma das causas mais comuns e importantes de dor a esquerda é a diverticulite aguda. Divertículos são pequenas saculações que surgem no intestino grosso, principalmente numa região à esquerda deste órgão, conhecida como sigmóide. Estes divertículos aumentam com a idade e tem relação com uma dieta mais proteica.

Já a dor no flanco direito pode ser apendicite, uma inflamação no apêndice. O mesogástrio está localizado na região central do abdômen, onde está o umbigo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o intestino delgado. "O mais comum nos casos de dor nessa região é uma hérnia umbilical.

A Medicina Chinesa, que nasceu há cinco mil anos, traz o conceito de que o lado esquerdo representa o masculino, nomeado como “energia yang”, enquanto o lado direito representa o feminino, chamado de “energia yin”.

Psicólogos sugerem que o paracetamol seja usado para aliviar a dor oriunda da rejeição emocional.

Também chamadas de dores psicossomáticas, dores psicológicas não possuem efeito ou estímulo físico, apenas psicológico, por exemplo, um aperto forte no peito que é originado da angústia ou a saudade que se sente por alguém que se foi.

Em resumo, fazer direção espiritual é dialogar para crescer na maturidade e nas virtudes que nos fazem mais santos a cada dia. Se não for em vista da santidade, não há sentido nenhum buscar esse tipo de aconselhamento.

5. Dor nos ombros: pode indicar uma sobrecarga emocional. Não carregue tanto peso sozinho(a), distribua. Além disso, não acumule problemas, resolva-os.

Pode até parecer estranho falar que existe relação entre a coluna e espiritualidade, no entanto, não são dois temas que se distanciam. A coluna é onde acumulamos as principais energias vividas, desde a infância até os dias de hoje.

Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Mas o que pouca gente sabe é que essa dor emocional pode efetivamente gerar consequências graves.

Sintomas da tristeza profunda
Em resumo, os sintomas são angústia, sensação de cansaço e culpa e solidão. A pessoa sente dor emocional, que é um incômodo provocado por algo de fundo psicológico. A mais conhecida é a famosa dor no peito, como se estivesse apertando músculos e ossos.