Qual o lado do homem no casamento?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tanto a noiva, quanto as madrinhas, mães, sempre entram do lado esquerdo e os homens do lado direito. Assim o altar sempre é composto pelo lado esquerdo da noiva e do lado direito do noivo.

Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo. Em seguida, o noivo entra de braços dados com sua mãe – ou alguém que ele tenha escolhido para este momento.

No altar, cada um vai para um lado: a mãe fica do lado esquerdo e o pai do lado direito. Assim que o futuro marido chegar com a mãe, ele a entrega para o pai que já estará esperando-a no altar. Assim que a noiva chegar com o pai, ele sobe ao altar e junta-se à esposa.

O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado.

Como a noiva entra ao lado direito do pai, o buquê fica na mão direita. Mas, ao chegar no altar, é necessário trocar de mão, para subir no altar com noivo. E então as flores serão entregues a uma madrinha.

Noivo entra com a mãe ou alguém que a represente. Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família.

Quem deve arcar com as despesas de roupa, eu ou a noiva?” Resposta: De acordo com a etiqueta, quem deve arcar com as despesas da roupa e acessórios de daminhas e pajens é a noiva.

Geralmente o noivo entra primeiro com sua mãe, anunciando que a cerimônia está começando. Depois vêm os padrinhos, dama e pajem e por último a noiva com seu pai.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver um pajem, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso direito do paletó.

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.

A razão da noiva ficar sempre ao lado esquerdo do noivo no altar, durante a cerimônia, tem origem dos anglo-saxões. O noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada e defendê-la.

Um anel usado na mão esquerda (em especial no dedo anelar) geralmente simboliza amor eterno, compromisso.

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

Os padrinhos e madrinhas simbolizam o apoio aos noivos, e por isso são tão importantes! Em um casamento tradicional, eles entram em casais e, no altar, se posicionam do lado de quem representam. Ou seja, os casais de padrinhos da noiva do lado esquerdo e os do noivo do lado direito.

O pai acompanha a noiva até o altar para simbolizar que ele não é mais quem cuidará dela, passando o posto para outra pessoa, é uma forma simbólica de confiar sua filha à alguém que vai amá-la e respeitá-la com todo o cuidado do mundo.

Quem leva a noiva ao altar? Tradicionalmente, o pai conduz noiva até o altar, isso todo mundo sabe! E é claro que é lindo ver a noiva entrar pelo braço do primeiro homem da sua vida…

Existe a crença de que o noivo não pode ver a noiva vestida, antes do casamento. Se isso acontecer, atrairá má sorte para a união. Essa crença iniciou-se há muito tempo atrás, na época em que os casamentos eram arranjados pelos pais, com intenções de manter-se a tradição familiar. Os noivos se casavam sem se conhecer.

Abaixo o juramento tradicional: “recebo-te por minha esposa, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

Hoje tenho certeza que encontrei a pessoa certa, o meu amor verdadeiro, o pai dos meus futuros filhos. E quero que saiba que eu estarei ao seu lado para retribuir tudo de maravilhoso que você faz por mim, quero te fazer tão feliz quanto você me faz. E acima de tudo, quero que saiba que eu te amo.”

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

O pai da noiva paga as despesas do casamento
Já não há obrigatoriedade do pai arcar com as despesas do casamento da filha, ao menos que ele possa e queira assumir estas despesas. Hoje em dia, muitos pais, tanto da noiva quanto a do noivo, ajudam voluntariamente com os preparativos e gastos, mas isso não é uma regra.