Qual o lado correto para correr e pedalar pelas ruas da cidade?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
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Segundo a própria lei, o ciclista deve circular no mesmo sentindo da vida e usar os dois bordos da via, tanto o esquerdo como o direito. O lado direito, na maioria dos casos, é mais seguro para os ciclistas, já que na pista da esquerda os veículos geralmente circulam com maior velocidade.

Logo não é possível a circulação do ciclista na faixa de pedestre, pois, para isso o ciclista deve se tornar pedestre, ou seja, atravessar empurrando a bicicleta.

“O padrão é que o pedestre ande na direção contrária ao fluxo de veículos e o ciclista pedale no mesmo sentido.

De acordo com o Art. 58 do Código de Trânsito Brasileiro é proibida a circulação de bicicletas na contramão.

Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

De acordo com o artigo 59 do Código de Trânsito Brasileiro, não é permitida a circulação de bicicletas pela calçada – a menos que haja sinalização permissiva, pelo órgão público responsável.

A gratuidade do Projeto existe quando é realizada a compra de passe anual com BU e quando o uso ocorre dentro das regras de uso, ou seja, devolução da bike em até 60 minutos de uso de segunda a sábado e 90 minutos aos domingos e feriados com intervalos entre viagens maiores que 15 minutos.

Ao pedalar em grupos, mantenha fila indiana e nunca em pares. Não use fones de ouvido e mantenha-se sempre atento ao fluxo de veículos. Jamais pegue rabeira ou vácuo. Siga sempre pelo acostamento junto ao gramado lateral e jamais trafegue na pista.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que ciclovias e ciclofaixas sejam de uso exclusivo dos ciclistas, mas isso não impede acidentes com pedestres usando essas vias para caminhar ou correr, como aconteceu com Jessica Souza no mês passado.

Por fim, os ciclistas ainda têm alguns deveres quanto à segurança e integridade das outras pessoas. A principal delas é usar equipamentos como campainha, sinalização de luz noturna na parte dianteira ou traseira, sinalização nas laterais e nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo – tudo isso é obrigatório.

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

Concordo com a avaliação do jornalista de que o lado direito é mais seguro para os ciclistas, afinal na pista da esquerda os veículos geralmente transitam com maior velocidade. Entretanto, há situações específicas em que o bordo esquerdo se torna mais seguro (desde que, é claro, a via seja de mão única).

  1. Como aprender a andar de bicicleta? Primeiro vá a um lugar calmo e plano. ...
  2. Peça ajuda a alguém mais experiente em pedalar. ...
  3. Use uma bike sem marcha ou coloque em uma marcha intermediária. ...
  4. Vá devagar. ...
  5. Abaixe a altura do selim. ...
  6. Mantenha as mãos sempre nos manetes de freios. ...
  7. Use equipamentos de segurança sempre.

No caso de ser portador de alguma doença crônica, ou se estiver em tratamento de uma doença aguda (por exemplo, uma virose), não saia pedalando sem liberação médica explícita e clara. Quem tem problemas na válvula do coração pode fazer esporte?

Nós já adiantamos que, sim, andar de bicicleta emagrece. Afinal, dependendo do percurso, do seu peso e altura, é possível perder em média 700 kcal em 1 hora de pedal. Além do emagrecimento, é claro, você terá muitos outros benefícios ao pedalar, como redução do estresse, da ansiedade e ganho de qualidade de vida.

Informações sobre como dirigir um carro ou andar de bicicleta, por exemplo, são armazenadas em uma área do cérebro à parte das demais memórias. É por isso que alguém com amnésia pode pedalar ou sair por aí dirigindo mesmo sem lembrar o próprio nome.

Outra exceção à regra da não circulação de ciclistas na calçada está no artigo 59 do CTB, sendo "permitida a circulação de bicicletas nos passeios", "desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via".