Qual o lado certo do estetoscópio?

Perguntado por: eramos3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Quando utilizar um estetoscópio Littmann de dois lados, tem de abrir (ou indexar) o lado que pretende utilizar (campânula ou diafragma) rodando o auscultador. Se o diafragma estiver aberto, a campânula estará fechada, impedindo a captação de som pela campânula, e vice-versa.

O diafragma do lado maior é normalmente utilizado para pacientes adultos. O sino de menor diâmetro é melhor para pacientes pediátricos ou magros, para manobrar em torno de ataduras, e para a avaliação da carótida.

Posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre o ictus cordis evitando compressão excessiva; 6. Palpar o pulso corotídeo concomitantemente e atentar-se para a ausculta de B1, B2 e dos silêncios. Observe que B1 coincide com o pulso carotídeo.

Primeiros passos para uma boa ausculta
Um paciente adequadamente despido. Isso permite que você coloque o estetoscópio diretamente no peito, ou nas costas, e vai eliminar distorções e ruídos de atrito da roupa. A capacidade de examinar o paciente deitado, sentado e em posições de decúbito lateral esquerdo.

Som bronquial
Pode ser auscultado ao posicionarmos o diafragma do estetoscópio posicionado sobre o pescoço. Este som é originado ao nível de faringe, laringe e traqueia – regiões onde o fluxo aéreo é turbulento e ágil.

Segurando o headset na sua frente com um tubo auricular em cada mão, abra o headset e coloque as olivas nos seus ouvidos. (Figura B). Se o encaixe não for confortável, ou a performance acústica for inferior, ajuste a tensão do headset. Todos os estetoscópios Littmann possuem headsets ajustáveis.

As partes do estetoscópio são as olivas auriculares, que encaixam direitinho dentro do ouvido; as hastes, uma peça flexível feita de borracha que faz a ligação da haste de metal, na ponta, e a peça auscultatória; o tubo de condução, que tem um formato de Y e transmite os sons do corpo até o ouvido de quem tá examinando ...

Esfigmomanômetro mecânico
encha a braçadeira até que o ponteiro chegue a 180 mmHg — nesse momento, abra a válvula lentamente; enquanto isso, preste atenção no som que chega ao estetoscópio e no ponteiro do medidor: a batida mais forte (normalmente a primeira) é a pressão máxima e a última batida é a mínima.

Concluindo o enfermeiro pode sim usar estetoscópio pendurado ao pescoço, desde que o mesmo esteja em constante utilização não para *banga.

Littmann

Dentre as melhores marcas do mercado estão: Littmann, Spirit, MDF, ADC, Premium e Rappaport. Dentre as citadas acima, a Littmann é considerada a melhor marca de estetoscópio e possui diferentes linhas, sendo elas Cardiology, Classic e Lightweight.

O diafragma fica suportado sobre a campânula pelo seu formato cilíndrico e oco. O diafragma é uma peça de plastico que tem contato direto com o paciente. Alguns estetoscópio tem o diafragma feito de um material anti-frio para se tornar mais confortável para o paciente.

Existem quatro valvas cardíacas, duas atrioventriculares (AV), tricúspide e mitral, e duas semilunares (SL), pulmonar e aórtica.

AUSCULTA CARDÍACA:
Pode ser complementada posicionando-se o estetoscópio nas regiões axilar E, cervical D, interescapular, ou em qualquer ponto do percórdio.

Tipos de ritmos cardíacos

  • Ritmo sinusal. É o ritmo normal, no qual cada batimento nasce no nó sinusal, segue para os átrios e ventrículos – também tem frequência padrão de batidas por minuto.
  • Taquicardias. ...
  • Bradicardias. ...
  • Séries de batimentos extras (extrassístoles) ...
  • Consulte com cardiologista online.

O enfermeiro pressiona, firmemente, o diafragma do estetoscópio contra a parede torácica e move o estetoscópio da região torácica superior (próximo ao pescoço) em direção à região torácica inferior. Ele deve auscultar anteriormente, lateralmente e posteriormente, sempre que possível.

A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

O paciente passa para decúbito dorsal e a ausculta continua na borda esternal inferior esquerda, prossegue na direção cefálica com a ausculta de cada espaço intercostal e, em seguida, na direção caudal, a partir da borda esternal superior direita. O médico também ausculta sobre axila esquerda e acima das clavículas.